Olinto Magalhães, a rua do diplomata-político

A rua Olinto Magalhães, no bairro Padre Eustáquio, homenageia a memória do médico, diplomata e deputado constituinte nascido em Barbacena, na Zona da Mata de Minas Gerais, em 1867, e falecido em 1948.

 

Em 1891, Magalhães e outros deputados defenderam a ideia de mudar a capital do Estado de Ouro Preto para uma uma nova cidade a ser construída no Vale do Rio das Velhas.

 

A ideia não vingou: a nova capital foi construída no antigo povoado de Curral del Rey. A rua que o homenageia não estava no traçado original da então futura Belo Horizonte.

 

 

O tempo passou, a cidade cresceu e a rua Olinto Magalhães foi aberta com a missão de se tornar um dos principais corredores viários da região Noroeste de BH, ligando o Anel Rodoviário à rua Vila Rica.

 

Leia também:

Coronel José Benjamim, a rua do fazendeiro

Avivamento da rua Cesário Alvim

 

Dezenas de linhas de ônibus trafegam pelo local, o que levou a prefeitura a implantar, em 2017, uma faixa preferencial para coletivos.

 

Toda importância, contudo, é manchada pela sucessão de acidentes causados, sobretudo, pela imprudência de motoristas.

 

Nas próximas semanas, como tentativa de mudar este cenário, a BHTrans irá anunciar algumas intervenções. Uma delas pode ser um quebra-mola ou semáforo na esquina com a Moema.

 

Deseja ver vídeos sobre o Padre Eustáquio e região? Inscreva-se em nosso canal no Youtube.