PBH realizará seminário para discutir futuro do terreno do ex-aeroporto Carlos Prates

Foto divulgada pelo coletivo de moradores

 

A Prefeitura de Belo Horizonte realizará o seminário “Antigo Aeroporto Carlos Prates: ocupação e usos no novo bairro”. Objetivo é apresentar para a população a situação da área do ex-terminal e ouvir moradores sobre a proposta de ocupação e usos que serão desenvolvidos no local.

 

O seminário ocorrerá de 9 a 11 de maio de 2024. As inscrições para participar devem ser feitas entre 29 abril e 6 de maio, até as 20h.

 

Os participantes deverão escolher um dos cinco grupos temáticos que irão trocar informações e ideias especificamente daquele assunto. Confira abaixo quais são esses grupos e o escopo dos trabalhos.

 

1) MEIO AMBIENTE, ESPAÇOS PÚBLICOS E QUALIDADE DE VIDA URBANA
Possibilidade da qualificação do espaço público da área do antigo Aeroporto Carlos Prates e sua vizinhança, a partir das potencialidades do planejamento urbano-ambiental que considere as afirmativas da sustentabilidade, segurança, acessibilidade, conforto ambiental, inclusão e resiliência*, bem como promoção da disponibilização de estrutura adequada à sua apropriação pela população.

 

Questões de referência:

. Quais soluções para o parcelamento, ocupação e uso devem ser consideradas para a implantação do novo bairro com relação às questões ambientais e a implantação de novos espaços públicos?

. Quais soluções de desenho urbano podem ser observadas para a criação de espaços públicos (ruas, calçadas, praças) seguros e confortáveis?

. Quais as oportunidades de lazer e esportes devem ser priorizadas na elaboração da proposta do novo parque do bairro?

 

2) HABITAÇÃO E SERVIÇOS PÚBLICOS COTIDIANOS
Possibilidades do novo bairro em incorporar novas habitações e serviços públicos cotidianos com equilíbrio e articulação com os bairros vizinhos. A habitação é entendida como a possibilidade de morar em conjunto com as possibilidades de acesso à cidade. Por isso, a discussão da habitação está atrelada a disponibilidade de serviços públicos cotidianos em sua vizinhança.

 

Questões de referência:

. Quais medidas a serem tomadas para ampliar a capacidade do novo bairro para a implantação de moradias e serviços públicos?

. Como inserir novas habitações alinhadas com as restrições e potencialidades da área?

. Quais os tipos de serviços públicos deveriam ser considerados na proposta?

 

3) DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Possibilidades do parcelamento, ocupação e uso da área do antigo Aeroporto Carlos Prates na formação de um novo bairro para impactar e acionar seu desenvolvimento econômico e bairros vizinhos. O desenvolvimento econômico é entendido, neste contexto, como a possibilidade de geração de atividades comerciais, serviços públicos e oportunidades de emprego.

 

Questões de referência:

. Quais medidas podem ser tomadas para impulsionar o desenvolvimento econômico do novo bairro?

. Como a proposta de parcelamento, ocupação e uso do novo bairro podem agregar nas medidas potencializadoras do d desenvolvimento econômico?

 

4) MOBILIDADE E INTEGRAÇÃO URBANA
Possibilidade do novo sistema viário se relacionar com o já existente e promover maior possibilidade de articulação da mobilidade da área da proposta e de suas áreas vizinhas com todo o município. A integração urbana da área está diretamente relacionada com a maior capacidade de mobilidade que ela proporcionará.

 

Questões de referência:

. Quais medidas a serem tomadas para ampliar a integração do novo bairro com as áreas vizinhas a partir do sistema viário? Em que medida a implantação do novo bairro pode contribuir para aumentar a integração urbana das áreas vizinhas?

. Como potencializar a mobilidade ativa do novo bairro?

. Como potencializar a mobilidade do novo bairro?

 

5) LAZER, CULTURA E POTENCIAL TURÍSTICO
Possibilidades para que o parcelamento, ocupação e uso da área do antigo aeroporto Carlos Prates e vizinhança tenham atributos relacionados ao lazer, cultura e potencial turístico. O lazer é entendido como as possibilidades de apropriação do espaço para as atividades cotidianas de interação social, contemplação, brincadeiras e atividades esportivas, entre outras. A cultura está atrelada às possibilidades de lazer, como também outras possibilidades de manifestação cultural, as quais podem estar alinhadas com o potencial turístico.

 

Questões de referência:

. Qual o potencial turístico e de lazer existente na área do antigo Aeroporto Carlos Prates e vizinhança atualmente? Do potencial elencado, o que pode ser potencializado?

. Quais soluções para o parcelamento, ocupação e uso devem ser consideradas para a implantação do novo bairro observando as questões de lazer, cultura e potencial turístico?

 

A Prefeitura de Belo Horizonte apresentou, em julho de 2023, uma proposta urbanística para a área de mais de 500 mil metros quadrados onde, até 31 de maio de 2023, funcionava o aeroporto Carlos Prates. A proposta está sob análise na Secretaria de Patrimônio da União (SPU), enquanto transcorre o processo para transferência da área para a PBH.

 

Clique aqui para ler outras reportagens sobre a região do Padre Eustáquio.

 

Para se inscrever no seminário, clique aqui.

 

Veja vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em nosso canal no Youtube: