Descontos do Colégio Padre Eustáquio não agradam pais de alunos

O Colégio Padre Eustáquio, a instituição de educação mais importante do bairro, informou por meio de circular divulgada aos pais dos alunos que irá conceder descontos de até 15% nas mensalidades de julho, agosto e setembro, devido à pandemia do novo coronavírus.

A circular do colégio foi posada pelo Jornal do Padre Eustáquio nas redes sociais e gerou diversos comentários. Ocorreram elogios e críticas. Mas também dúvidas. Diante disso, o Jornal do Padre Eustáquio enviou perguntas ao Colégio, que foram respondidas por meio de uma nota. Confira abaixo:

“Desde o momento em que ficou declarada a prorrogação do isolamento social com a COVID-19, o Colégio Padre Eustáquio, assim como toda a comunidade escolar, teve que se adaptar ao NOVO modelo de prestação de serviço EDUCACIONAL.

Durante essa pandemia, a Escola tem ofertado aulas síncronas e plataformas de ensino, que proporcionam aos estudantes acesso a atividades didáticas, orientações de estudo e conteúdos referentes aos assuntos trabalhados nas aulas remotas. O Colégio tem se adaptado às novas diretrizes descritas pelos órgãos governamentais competentes, no que diz respeito à área educacional, buscando melhores recursos tecnológicos e didático-metodológicos para a realidade de ensino remoto.

A Escola tem realizado pesquisas e escutas junto às famílias para avaliação do trabalho on-line que está sendo realizado neste tempo. Nas pesquisas feitas com os segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, as famílias avaliaram positivamente os instrumentos utilizados pelo Colégio no ensino remoto.

As decisões tomadas pela Instituição têm sido esclarecidas à Comunidade Escolar. Pensando no momento em que todos estão vivendo e levando em consideração as demandas vindas dos pais, por meio de contato telefônico, e-mails e em reuniões on-line, o Colégio tem estudado suas condições internas e escutado as famílias em suas especificidades, realizando avaliação socioeconômica e agindo de acordo com o que é possível fazer.

A sobrevivência de qualquer instituição educacional privada depende dos recursos obtidos por meio do pagamento das parcelas da anuidade escolar para o cumprimento de suas obrigações.

Sendo assim, para atender às flexibilizações já apresentadas com pagamentos sem juros e multa, parcelamentos das mensalidades desde abril/2020 e descontos lineares a partir de julho/20 até setembro/20, que agora foram definidos, tornou-se necessário buscar recursos e diminuir custos.

A Instituição reconhece que a proposta de desconto sobre o valor da parcela da anuidade escolar pode até parecer pequena, mas analisando de forma detalhada e criteriosa a planilha de custos, que ensejou a fixação do valor da anuidade para o ano letivo de 2020; sopesando a diminuição dos custos operacionais decorrentes da suspensão das aulas presenciais; considerando a redução dos custos da folha de pagamento com a adoção das medidas atinentes à redução de jornada com redução de salário e suspensão de contratos de trabalho; considerando o aumento de custos necessários à implementação das aulas remotas; considerando o altíssimo índice de inadimplência no momento, concluiu-se que o percentual de desconto factível para o atual momento é o que foi apresentado às famílias parceiras.

Pelas razões expostas, resta clara a impossibilidade de o Colégio adotar descontos retroativos. Da mesma forma, definiu-se que todos os descontos concedidos não seriam acumulativos para quem já os tem, por liberalidade institucional (exemplo: para irmãos, se um já tiver 10% e outro não e ambos estiverem dentro do mesmo segmento que coube 15%, acrescentará 5% para quem tem 10% e o outro receberá 15%), ou ainda, avaliação socioeconômica que se enquadram nos aspectos e diretrizes legais, junto ao MEC/CEBAS”.

 

Abaixo, também segue a circular enviada pelo Colégio aos pais:

“Senhores Pais e/ou Responsáveis
Saúde e Paz!

Desde o mês de março de 2020, quando iniciou o período de isolamento social, estamos vivendo os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre a vida de cada um de nós.

O Colégio Padre Eustáquio e a sua mantenedora ASSEDINS, durante esse período, têm buscado esforços e adequações necessárias para que o trabalho continue sendo cada vez mais aprimorado em todos os sentidos. Dessa maneira, estando sempre atentos às demandas que envolvem toda a comunidade escolar e, em especial, nossos alunos e famílias.

Nossas decisões continuam sendo sempre balizadas por orientações dos órgãos do Governo, da Justiça e dos Sindicatos.

Durante todo esse período, vimos estudando e trabalhando a nossa capacidade financeira e, por meio de circulares e de um diálogo com as famílias que nos procuraram, flexibilizamos pagamentos das parcelas da anuidade, abrimos avaliações socioeconômicas de acordo com as necessidades apresentadas pelas mesmas e em concordância com as demandas exigidas por lei.

Diante da atual possibilidade da aplicação da Medida Provisória 936, que prevê medidas como a redução da jornada de trabalho e de salário ou a suspensão temporária de contrato de trabalho e das convenções de trabalho assinadas recentemente pelos sindicatos das categorias escolares, o Colégio Padre Eustáquio e sua mantenedora ASSEDINS farão uso de tais medidas. Com essa decisão, serão proporcionados abatimentos diferenciados aos segmentos do Ensino Fundamental e Médio a serem aplicados nas parcelas de julho, agosto e setembro. Sendo:

•Ensino Fundamental I do 1o ao 5o ano: 15%
•Ensino Fundamental II e Médio, do 6o ano à 3a série: 10%

Observação: Lembramos que esses descontos não serão acumulativos com quaisquer outros benefícios aplicados anteriormente, prevalecendo sempre aquele de maior percentual.

O desconto estabelecido fica condicionado ao pagamento em dia, não sendo possível sua prorrogação para além da data de vencimento de sua concessão. O nosso compromisso com toda a comunidade escolar continuará com a qualidade de sempre e no acolhimento de Educar para Vida Plena.

Com a intercessão do Beato Padre Eustáquio, que traz no seu lema Saúde e Paz, e de Fráter Andreas, continuaremos empenhados em minimizar os impactos surgidos neste momento para que todos nós possamos ter o nosso convívio presencial, semipresencial ou até mesmo, se necessário, prevalecer neste mesmo cenário virtual sempre buscando e atendendo às demandas que surgirem.

Mais uma vez, agradecemos o apoio de todos.

Atenciosamente,
Direção e ASSEDINS”.