Enem 2018 na região: ouro para o Santa Maria; prata para o Coleguium e bronze para o Padre Eustáquio

Saiu o resultado do Enem 2018. O colégio Santa Maria, no Coração Eucarístico: faturou o primeiro lugar, com 663,69 pontos nas provas objetivas. A medalha de prata foi para a unidade do Coleguium no Carlos Prates, com nota 656,9. O Padre Eustáquio levou a de bronze, 639,52.

O ranking de todas as escolas do Brasil foi elaborado pelo jornal Folha de São Paulo. Com base neste estudo, o Jornal do Padre Eustáquio elaborou o ranking entre os bairros em que o jornal é distribuído: Padre Eustáquio, Carlos Prates, Coração Eucarístico, Caiçara e Minas Brasil.

O Santa Maria, que na década de 1980 era chamado de Colégio da PUC e nas de 1990 e 2000 de São Bento, obteve o melhor desempenho, com nota 663,69 nas provas objetivas. Em seguida, aparece a unidade do Coleguium, no Carlos Prates, onde funcionava o Frei Orlando, com nota 656,9.

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O Santa Maria e o Coleguium figuram no seleto grupo dos 100 colégios com as melhores notas nas provas objetivas do Enem em 2018. O Santa Maria aparece na posição 32 em Minas. O Coleguium, na 44.

O Colégio Padre Eustáquio está na posição 117 em Minas Gerais.

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Confira, abaixo, o desempenho dos quatro colégios:

Reprodução: Folha de São Paulo

Reprodução: Folha de São Paulo

Reprodução: Folha de São Paulo

Confira, abaixo, as notas enviadas pelos três colégios:

1) Colégio Santa Maria:

“O excelente resultado apresentado pelos alunos do Colégio Santa Maria Minas – Unidade Coração Eucarístico é fruto da dedicação e do comprometimento dos alunos, professores e de toda a equipe da instituição. O Colégio Santa Maria Minas busca ser referência na formação humana e educacional, por meio de um projeto pedagógico consistente.

 Com uma equipe docente especializada, o colégio estimula o estudante a desenvolver suas potencialidades. Neste ano, passou a oferecer disciplinas diferenciadas no Ensino Médio, como Projeto de Vida e Empreendedorismo, Educação Financeira e Educação e Mídias Digitais. Estimula a participação em olimpíadas nacionais de conhecimento – onde alcançamos resultados expressivos -, o desenvolvimento de projetos em diversas áreas de ensino, como na robótica, entre outros. Possui uma Unidade de Ensino bilíngue em espanhol e adota o programa bilíngue em inglês, na Unidade Coração Eucarístico.”

Haroldo Costa, diretor

2) Coleguium

Esse destaque que temos há nove anos entre os 10 melhores no Enem no Brasil é consequência de todo o trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica e educadores da escola, com o apoio da comunidade escolar. O Coleguium pensa em cada ação e projeto desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com o objetivo de proporcionar uma formação integral e trabalhar o potencial de cada aluno, respeitando sempre sua individualidade. Uma das ações que implementamos é o acompanhamento do aluno, direcionando-o na elaboração de planos de estudo, a fim de desenvolver algumas áreas que não estejam com o resultado dentro do esperado. Para auxiliá-los nesse resgate e aprofundamento de conteúdo, mantemos uma plataforma adaptativa. Soma-se a isso um material didático, tecnologias e uma equipe de educadores que estão constantemente trabalhando para o desenvolvimento das habilidades e potenciais dos nossos alunos.

Acreditamos que o resultado é fruto de um trabalho desenvolvido por toda a comunidade escolar. Nos orgulhamos muito desse resultado e dedicamos essa excelente posição aos alunos da unidade Carlos Prates, que se mostraram ativos no processo ensino-aprendizagem. Temos certeza de que esse resultado e o que eles conquistaram vem para ratificar e enaltecer a importância da educação. Esse é o caminho: seguir transformando vidas por meio da educação.

Alessandra Dias, diretora pedagógica do Coleguium Rede de Ensino

3) Colégio Padre Eustáquio

O Colégio Padre Eustáquio sempre incentivou seus alunos a participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) porque é uma oportunidade de eles serem avaliados por um instrumento não elaborado pelos seus professores e, ao mesmo tempo, produzir resultados que possamauxiliar a análise e reflexão sobre o trabalho realizado ao longo dos anos letivos para possíveis tomadas de decisão. Lembrando que tais resultados não conseguem abarcar todos os aspectos trabalhados pela Escola com seus alunos, especificamente aqueles relacionados à dimensão atitudinal e socioemocional, por exemplo.

Em razão disso, a cada divulgação dos resultados do ENEM por escola, por meio dos Micro dados
disponibilizados pelo INEP, temos por tradição analisar não somente o resultado divulgado pela
grande mídia em formato de ranking (que, aliás, não tem a aprovação do INEP, desde 2016, em
razão do seu uso inadequado em outros anos), mas, especificamente, o detalhamento dos
resultados por competência, habilidade e itens da prova para certificarmos dos aspectos que
precisamos melhorar, aprimorar ou manter.

Como esse detalhamento não é disponibilizado pelos jornais em circulação, desde 2014, o
Colégio mantém uma parceria com outra empresa especializada que se responsabiliza por
trabalhar melhor as informações fornecidas pelo INEP e apresentá-las por meio de ferramentas
adequadas e mais consistentes do ponto de vista pedagógico. E isso demanda um pouco mais de
tempo, mas é mais confiável, preciso e significativo.

Com essa análise, é possível ter um olhar mais pedagógico dos resultados e fazer comparações
de forma mais consistentes e interessantes, observando, por exemplo, a taxa de permanência na
escola, a taxa de retenção, quantidade de anos que o aluno frequentou a escola, a quantidade de
alunos da escola que fizeram o ENEM, o nível socioeconômico dos estudantes, o resultado por
competência e por habilidade, os objetos de conhecimento que precisam ser melhor trabalhados,
as chances de ingresso dos alunos em cada curso superior entre outros.

Vale lembrar que nossos alunos, ao longo dos anos, realizam também outros exames e
diagnósticos contratados pelo Colégio cujos resultados os auxiliam em sua preparação e permitem
à equipe escolar fazer comparações e planejar os processos pedagógicos. Também, participamos
com os alunos da 3ª série do Ensino Médio do último exame do SAEB (este sim, uma avaliação
de sistema, com provas somente em Língua Portuguesa e Matemática), cujos resultados
mostraram um desempenho muito bom da Escola nas competências e habilidades estabelecidas
pelo Ministério da Educação para esses dois componentes curriculares.

Além disso, participamos de concursos e olimpíadas do conhecimento nas mais diversas áreas,
com resultados significativos. Exemplo disso, foram a classificação por três anos consecutivos de
nossos alunos para a Mostra Brasileira de Foguetes (MBFOG), as 53 medalhas conquistadas por
nossos alunos no Concurso Canguru de Matemática Brasil 2019 e a conquista do 1º lugar em
Minas Gerais na Olimpíada de História 2019.

Isso é uma pequena mostra da nossa preocupação com o desempenho acadêmico dos nossos
alunos. Todavia, a educação ofertada pelo Colégio Padre Eustáquio, cujo lema é “Educar para
vida plena”, vai além, uma vez que tem como proposta trabalhar numa perspectiva mais
humanizada, voltada para a formação integral, com base em valores humanos cristãos
importantes e necessários para a vida em sociedade em todos os tempos. O que se busca é uma
articulação entre a formação acadêmica e a humana, fiel aos valores estabelecidos pelos fráteres
e que sempre nortearam o Colégio.

Nesse sentido, os resultados que buscamos para nossos alunos são mais amplos e é com essa
abordagem de educação mais ampliada que o Colégio procura também dar aos seus alunos a
oportunidade de participarem de grandes projetos de trabalho e/ou atividades individuais ou
coletivos que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades diversas (cognitivas,
emocionais, relacionais e psicológicas) e atitudes que façam diferença. Como exemplo, temos os
projetos e atividades relacionados à temática do Programa das Escolas Associadas da UNESCO
(PEA-UNESCO); os cursos de iniciação científica no Ensino Médio; o serviço de orientação
profissional; o estímulo aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio para participarem de

olimpíadas do conhecimento; as visitas técnicas realizadas duas vezes por ano por cada turma a
espaços de conhecimentos diversos; o intercâmbio Brasil-Canadá; as atividades relacionadas ao
tema da Campanha da Fraternidade; trabalho voluntário coordenado pelo Serviço de Pastoral; a
Mostra Cultural, quando são apresentados e expostos os vários trabalhos e projetos
desenvolvidos pelos alunos sob a coordenação de professores e supervisoras; a realização júri-
simulado e debates de questões atuais; as olimpíadas esportivas; o Projeto Ludicidade; as
manhãs de conscientização; as manhãs de integração família-escola; Ciranda Literária entre
outros.

Portanto, é com essa consciência que caminhamos na construção do ser humano, contribuindo
para sua formação acadêmica.

Direção do Colégio Padre Eustáquio