Vereadores de BH irão votar nome de praça na região

Um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Belo Horizonte pretende batizar uma importante praça da região com o nome de Ziguezague. Trata-se da área que forma o mirante no encontro da rua Patrocínio com a Peçanha e avenida Bias Fortes, no Carlos Prates.

Foto: Paulo Henrique Lobato.

O local é conhecido por muita gente como praça Pisa na Fulô, onde ensaia o bloco de carnaval homônimo. Contudo, oficialmente, a área não tem um nome oficial nos cadastros da Prefeitura de Belo Horizonte, sendo identificada apenas pelo número 302743.
Mas por que, então, o projeto de lei em tramitação não oficializa o nome Pisa na Fulô? O motivo é que, antigamente, por volta das décadas de 1940 a 1960, o local era conhecido como Praça Ziguezague.
Em razão deste motivo, quatro vereadores (Leonardo Silveira de Castro, Gabriel Azevedo, JOrge Luia dos Santos e Reinaldo Gomes de Souza) protocolaram no Legislativo o Projeto de Lei 439/22.
Veja a justificativa apresentada no texto do projeto:

“A praça em questão, localizada na confluência das ruas Peçanha e Patrocínio com a Avenida Bias Fortes, é um bem cultural protegido, e foi prevista na planta de Aarão Reis de 1895 como uma das sete praças da zona suburbana de Belo Horizonte.A praça em questão possui código de identificação 302743, e não possui Certidão de Denominação de Logradouro oficial, não constando na lista dos logradouros existentes no bairro Carlos Prates registro de nome desta.

Em uma pesquisa no bairro, constatou-se que os moradores da região conhecem o local como praça ZigueZague, nome popularmente conhecido porque no local havia um caminho para pedestres bastante sinuoso na descida para o centro da Cidade.

Considerando o reconhecimento dos moradores da região do local como Praça ZigueZague, sugere-se aos nobres pares a mudança da nomeação do local, para melhor atender aos interesses da região e de seus moradores”.