Rua Padre Eustáquio: 76 anos de homenagem ao beato

A rua Padre Eustáquio, principal artéria do bairro homônimo da região Noroeste de Belo Horizonte, irá completar 76 anos em 28 de dezembro de 2019. A certidão de nascimento da rua é oDecreto-Lei 1.005, de 28/12/1943, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Após a morte de padre Eustáquio, em 1943, fieis articularam uma homenagem ao agora beato. A proposta ganhou musculatura entre políticos e os deputados avalizaram o decreto para homenagear a memória do pároco holandês.

Rua é a antiga Estrada para Contagem. Foto: Paulo Henrique Lobato

Mas a história da rua começou bem antes. A Padre Eustáquio é o antigo caminho dos tropeiros que ligava o então povoado Curral Del Rey ao arraial de Contagem das Abóboras.Por décadas, o sinuoso caminho de terra foi o principal trajeto entre os dois lugarejos.

Crédito: Paulo Henrique Lobato

Após a chegada do asfalto na segunda metade do século passado, a rua Padre Eustáquio testemunhou o crescimento econômico da região. A via, por exemplo, abrigava quatro cinemas: Azteca e São Carlos, ambos no Carlos Prates, e Progresso e Padre Eustáquio, no bairro homônimo. (Clique aqui para ler a reportagem sobre os cinemas)

A rua também atraiu inúmeras empresas, como a Padaria Padre Eustáquio, o comércio mais antigo da região. (Clique aqui para ler a matéria sobre a padaria)