PBH publica licitação para Feira Coberta do Padre Eustáquio

Agora é oficial: a Feira do Padre Eustáquio, no bairro homônimo da região Noroeste de Belo Horizonte, será entregue à iniciativa privada por um período de 25 anos. O edital para a licitação foi publicado pela Prefeitura e o vencedor será conhecido em 31 de março.

A outorga do estabelecimento faz parte do projeto da PBH de revitalizar feiras e mercados da cidade. A licitação da Feira Coberta será em conjunta com o Mercado Distrital do Santa Tereza, na região Leste. O consórcio ou empresa que vencer o certame administrará os dois empreendimentos.

Reportagem continua abaixo da foto

Foto: Paulo Henrique Lobato

A licitação precisou ser conjunta porque a prefeitura concluiu que haveria pouco interesse pela Feira Coberta. Por isso, o empreendimento do Padre Eustáquio entra como uma espécie de contrapeso na outorga do Santa Tereza, considerado a cereja do bolo.

A iniciativa privada irá administrar os dois locais por duas décadas e meia. Obras serão necessárias e, consequentemente, mudanças ocorrerão.

Uma delas diz respeito ao Centro Cultural do Padre Eustáquio, que funciona na Feira Coberta. O local será transferido para outro local.

Clique aqui para saber mais sobre a mudança do Centro Cultural.

Há 20 anos no local, o feirante Mariano Cândido lamenta a falta de clientes na Feira e enxerga na outorga uma esperança de dias melhores. Ele torce, contudo, que o novo dono mantenha os aluguéis dos boxes a preços justos: “Algo tem de ser feito. A Feira precisa ser revitalizada, mas torcemos para que valores não sejam altos”.

Reportagem continua abaixo da foto

A licitação não trata de preços, mas garante aos permissionários atuais que permaneçam no local no mínimo cinco anos após o início das obras.

Outra mudança diz respeito à estrutura da Feira. Espaços para bares e restaurante serão construídos com uma espécie de deck virado para a rua Monte Líbano, onde funcionava um sacolão.

Clique aqui para saber o que ocorrerá com o estacionamento da Feira Coberta