O que pensam as crianças

Paulo Fernandes – Olá, pessoal!

Na última coluna, abordei a função da literatura e a importância dela para formação das crianças. Para refrescar um pouco a memória, escrevi que a primeira função da literatura é divertir.

Ainda a respeito da coluna anterior, fiz várias referências às crianças e sua relação com a literatura.

Ressaltei a responsabilidade de pais e mães no que diz respeito ao acesso das crianças as obras literárias e na formação destas enquanto leitoras.

Paulo Fernandes é professor, palestrante, escritor e contador de histórias
31 991770771

Mas, Paulo, por que iniciar o texto de hoje relembrando a última coluna? É simples. Logo depois que escrevi a respeito da função da literatura infantil, conversei com algumas crianças entre 7 e 9 anos e fiz a seguinte pergunta: “Na sua opinião, para que serve a literatura?”.

Eu não tinha dúvidas de que as respostas seriam bem parecidas e iriam de encontro à abordagem realizada por mim. Importante ressaltar que nenhuma das crianças se conhecem e estudam em escolas diferentes.

Sem mais delongas, escutemos a voz das crianças.

Para Ana Brasil Fernandes, de 9 anos e estudante do 4 ano do colégio Caetano, em Sete Lagoas, “a literatura serve pra gente aprender sobre várias coisas, quem lê mais, sabe mais e além disso podemos entrar no mundo da imaginação, conhecer lugares e personagens sem sair do lugar”. Ana finaliza dizendo “pra mim, ler é aprender e divertir. ”

O texto continua abaixo do vídeo

O pequeno Humberto Miguel Pousa Reis, de 7 anos e estudante do 2o ano do Coleguium, unidade Alípio de Melo, diz que a “literatura serve para divertir, conhecer lugares sem sair de casa, assim como personagens e coisas”. Completa dizendo que não sabia da existência de ovo de vaca e leite de galinha, em uma alusão ao livro “Meu baú de Histórias”.

Você conhece o projeto Livros em todo lugar? Clique aqui

Segundo Arthur Fernandes Nogueira, de 8 anos e estudante do 3°ano da Escola Balão Vermelho, “literatura serve para gente aprender a escrever, conhecer histórias legais da literatura e ler”. Completa dizendo que adora ler e aprende novas palavras.

Clique aqui para ler outras colunas de Paulo Fernandes

A resposta da Cecília da Silva Lima, 9 anos e estudante do 4°ano do colégio Santa Maria Minas vai de encontro as já apresentadas até agora, segundo ela, a Literatura é voar, amar é a categoria do livro, pode ser suspense, terror, do mesmo jeito você vai ver a literatura. E completa: “É o encantamento do livro. ”

E completando o time de crianças leitoras e encantadoras, o pequeno Matheus Santa’Ana Areal Pimentel fecha com chave de ouro e, de maneira bem simples e objetiva, contempla as demais respostas, segundo ele: “a literatura é para você aprender e se divertir lendo”.

Ao dar voz as crianças, acredito que tenhamos a possibilidade de nos conectarmos a elas e conhecermos um pouco mais do que pensam. Assim, facilita nosso trabalho como pais, mães, professoras e professores no que diz respeito à formação de leitores e leitoras e ainda estreitamos laços afetivos.

Precisamos ouvir as nossas crianças, fazendo com que de fato sejam protagonistas e construam sua própria história com erros e acertos, lembrando sempre que somos responsáveis por apontar os caminhos e estarmos prontos para incentivar a leitura, diante das dificuldades.

Hoje, quero agradecer aos pais e mães que autorizaram a divulgação do nome, idade e escola de cada criança que conversei. Meu muito obrigado a Bethania e Fabricio, Silvana e Celinho, Ivana e Felipe, Leandra e Alfredo e Ana Corolina e Daniel que fazem um trabalho belíssimo com seus filhos e filhas em prol da leitura. E agradeço especialmente a Ana, Matheus, Arthur, Cecília e ao Miguel por tanto encantamento.

Até semana que vem!

Clique aqui para ler notícias da região do Padre Eustáquio