Livros em todo lugar chega ao Padreco

Muito mais que um projeto, uma oportunidade de viajar pelo encantado mundo da literatura. O Padre Eustáquio entrou na rota do “Livros em todo lugar”, criado há cinco anos, no bairro Nacional, para oferecer às pessoas a oportunidade de ler diferentes obras sem precisar gastar um tostão e ao mesmo tempo estimular a leitura, sobretudo, entre a criançada.

“Na prática, colocamos uma prateleira com livros em estabelecimentos comerciais. A pessoa pega um exemplar, leva-o para casa e não precisa devolvê-lo. Pode passar para frente, queremos estimular a leitura”, explicou Paulo Fernandes, que é contador de histórias, morador do Padreco e autor de “Meu baú de histórias”, publicado em 2018 (a reportagem continua abaixo da foto).

Paulo e Max estimulam a leitura. Foto: Paulo Henrique Lobato

Ele é o curador do projeto na região: “O Livros em todo lugar foi fundado no bairro Nacional pelo professor Alfredo Lima, o Robin Hood da Quebrada. O Padreco é o primeiro bairro fora daquela quebrada a receber o projeto”.

Clique aqui para ler outras notícias do Padre Eustáquio

O local escolhido para a instalação da prateleira com livros foi a barbearia Orion, em frente ao PAM. “Queremos criar uma nação forte por meio da leitura”, deseja o proprietário do local, Max Alexandre Alves Batista.

E se o leitor não encontrar o título desejado? Basta sugeri-lo ao curador, que tem uma biblioteca com aproximadamente 750 livros em casa. O fundador do Livros em todo lugar também recebe muitos títulos de editoras, o que ajuda na reposição das obras.

Padre Eustáquio já foi a rua dos cinemas

“A gente tenta providenciá-lo. O que não pode é a pessoa ficar sem ter acesso gratuito à literatura”, finalizou Fernandes.

Este é o segundo projeto semelhante na região. O Padre Eustáquio é berço do Mercearioteca, criado pela escritora Leida Reis. Clique aqui para saber mais.