Conheça o novo museu de Padre Eustáquio

O novo Museu do Padre Eustáquio, inaugurado no Dia do Beato (30.08) e que ajuda a contar a história tanto do religioso quanto da Congregação dos Sagrados Corações, pode ser visitado de segunda a sexta e aos domingos; mas atenção: as visitas precisam ser agendadas na secretaria paroquial ou pelo telefone (31) 3462-6557.

 

O local, que funciona ao lado do santuário, recebe visitantes das 9h às 17h entre segundas e sextas. Às terças há também um horário alternativo, das 19h às 20h30. Aos domingos, das 8h às 12h.

 

 

 

 

O acervo reúne objetos pessoais de Padre Eustáquio, como batinas e a cruz de madeira que ficava em seu primeiro túmulo, no cemitério do Bonfim – os restos mortais do beato foram exumados em 1949, seis anos depois de sua morte (1943), e sepultados no interior do santuário.

 


Outro atrativo é a carteira escolar em que Padre Eustáquio estudou, quando criança, na Holanda, sua terra-natal. Nela há a assinatura escrita à caneta pelo religioso, hábito comum à garotada daquela época. O objeto foi doado ao santuário por um sobrinho do religioso, em 2019.

 

 

Uma sala foi construída para que os fieis possam assistir o vídeo da beatificação do bem-aventurado, em 2006, numa cerimônia que lotou o estádio do Mineirão. A sala é equipada com bancadas que lembram a arquibancada do Gigante da Pampulha.

 

 

O novo cartão-postal do bairro Padre Eustáquio também tem uma linha do tempo que conta a história dos Sagrados Corações, congregação a que o religioso pertencia, e à do próprio beato.

 

 

 

 

Uma multidão de devotos, entre eles o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, que morou no bairro, acompanhou a inauguração, conduzida pelo padre Vinícius Maciel (veja vídeo abaixo).

 

 

O antigo museu, que ocupava um espaço dentro do próprio santuário, agora é destinado à Sala dos Milagres.