Centro Cultural do Padre Eustáquio será reaberto neste sábado

Dezoito meses depois de ser fechado para atividades presenciais, em razão da pandemia do coronavírus, o Centro Cultural Padre Eustáquio será reaberto ao público neste sábado (02.10).

Foto: Paulo Henrique Lobato

O público poderá usufruir novamente dos equipamentos culturais, seguindo os protocolos de prevenção ao contágio pela Covid-19, mediante agendamento prévio.
O agendamento poderá ser feito de forma simples: pelo portal da Prefeitura – nos sites pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais e pbh.gov.br/reaberturabibliotecas -, por telefone, ou diretamente na portaria dos Centros Culturais.

Estarão disponíveis o uso dos computadores do telecentro, o acesso às áreas externas dos equipamentos e a visitação às exposições de artes visuais. Já nas bibliotecas, o retorno gradual oferece acesso ao acervo integrado das 22 unidades da Rede de Bibliotecas da Fundação Municipal de Cultura, com o serviço de empréstimo de livros e de publicações, bem como o serviço de referência ao leitor.
Por meio do site, será possível a consulta virtual ao acervo bibliográfico no sistema Pergamum, e a reserva e agendamento para retirada e/ou devolução do material presencialmente, de forma ágil, sem permanência no espaço ou acesso às estantes.
Além do Centro Cultural do Padre Eustáquio, também serão reabertos, no sábado, o Centro Cultural Bairro das Indústrias (CCBDI), o Centro Cultural Lindeia Regina (CCLR), o Centro Cultural São Bernardo (CCSB) e Centro Cultural Venda Nova (CCVN).
A seleção dos Centros Culturais reabertos nesta primeira fase considerou critérios como a área de cada equipamento, tanto externa quanto interna, priorizando os que possuem  espaços mais amplos e abertos, assim como o atendimento a diferentes regiões. A Rede de Bibliotecas da Fundação Municipal de Cultura também retoma suas atividades nos cinco Centros Culturais e no Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO).