Saboreando pratos e ensinamentos

Diante de um grupo heterogêneo, como é o caso do Gepe, ideias diferentes são postas a mesa como ferramentas essenciais para que os empreendedores aumentem o conhecimento por meio de estratégias implantadas por outros empresários. Trata-se de um conjunto de dicas valiosas.

Por isso, o site do Jornal do Padre Eustáquio publicará, como parte da série “De mãos dadas com o Padreco”, reportagens que contam tanto a história de empresas que fazem parte do Gepe quanto estratégias adotadas por elas para reforçar a imagem da marca e ao mesmo tempo reduzir custos e fomentar vendas.

A primeira matéria mostra outros empreendimentos podem aprender com o restaurante Saboreando, que adotou lições para preservar a natureza e valorizar os colaboradores.

Saulo Maciel, sócio do estabelecimento, faz questão de destacar a preocupação da empresa com o meio ambiente: “Por mês, enviamos à reciclagem 250 quilos de papelão, 100 quilos de latas de alumínio e 50 litros de óleo”.

Saulo, dono do Saboreando. Foto: Paulo Henrique Lobato

O que em muitas empresas vai parar no lixo, degradando a natureza, no Saboreando se transforma numa importante receita para custear outra preocupação do restaurante: a valorização dos funcionários.

Veja outras notícias da região

É com a venda para a reciclagem que o empreendimento, inaugurado no Dia do Trabalhador, financia a cesta e a festa de fim de ano dos colaboradores. Preservar o meio ambiente e beneficiar os funcionários reforçam a marca junto a clientes e fornecedores.

Lojistas do Padreco criam o Gepe

“E mais novidades devem chegar em 2019”, adianta o filho do empresário, o xará Saulo Henrique. “Queremos levar nosso lixo orgânico para a compostagem, transformando em adubos. Além disso, atualmente, 95% da energia consumida no restaurante vêm de fazendas solares. Queremos aumentar para 100%”, planeja o rapaz.

A energia solar ajuda a preservar os recursos hídricos e ao mesmo tempo promove uma economia na pesada conta de energia elétrica. “No caso do Saboreando, da ordem de 15%”.

Foto: Paulo Henrique Lobato

Esta economia possibilita vários ganhos. Um deles é poder ser repassada ao bolso do consumidor, que pagará por alimentos mais baratos que a concorrência. E, ainda assim, impulsiona o lucro, pois o valor mais em conta e a qualidade do self-service atraem maior clientela.

E, claro, beneficiam a economia da região, outro princípio do restaurante. “Um exemplo de como a gente procura valorizar o bairro é comprando as verduras da dona Gessy, que negocia o que produz na feira em frente à igreja católica. Estimulamos a economia local”, explica Saulo, o filho.

As estratégias do Saboreando para valorizar a marca por meio da proteção ao meio ambiente, os benefícios aos colaboradores e o estímulo ao comércio local estão a mesa para inspirar outros empreendedores. Certamente não é coincidência o fato de o restaurante funcionar na rua Progresso.

 

Restaurante Saboreando

Rua Progresso, 1035

(31) 3413-8888

Segunda a sexta: 11h às 14h45

Sábado e domingo: 11h às 15h15