Caminhada em defesa da 9ª cia da PM

Moradores da região Noroeste farão uma caminhada em 5 de agosto (sábado) por ruas e avenidas dos bairros Padre Eustáquio, Carlos Prates e Caiçara em protesto ao possível fechamento da unidade da Polícia Militar.

A concentração começará às 9h em frente à igreja dos Sagrados Corações, no Padre Eustáquio, de onde os manifestantes caminharão até a paróquia São Francisco das Chagas, no Carlos Prates. De lá seguirão para o templo de Santa Clara, no Caiçara.

Serão trajetos em torno de 20 minutos cada. Seguiremos pela rua Padre Eustáquio até a igreja São Francisco das Chagas. Desceremos a Espinosa até a avenida Pedro II e a Carlos Luz. Optamos por passar por vias importantes para divulgar a causa e convidar moradores e comerciantes a aderirem ao movimento”, disse Vanessa Regina Freitas, coordenadora de uma rede de segurança no Whatsapp do Padre Eustáquio.

Instalada em 2014, 9ª cia policia 18 bairros e vilas

 

A PM tem 24 companhias em BH. A 9ª é uma das 10 unidades que o governo estadual pretende fechar e substitui-las por bases móveis, compostas por vans e motos.

 A 21ª, instalada na Pedro II e que policia bairros como o Bonfim, também está na lista (veja abaixo as 10 cias que podem ser fechadas). O assunto causou polêmica na cidade.

 Duas audiências públicas foram realizadas com representantes da corporação e comunidades. A primeira, em 5 de julho, na Câmara Municipal, a pedido do vereador Osvaldo Lopes e com requerimento também assinado pelos parlamentares Orlei, Julinho los Hermanos e Gabriel Azevedo.

O vereador Orlei foi um dos responsáveis pela instalação da cia na Via-Expressa, em 2014. “A unidade é essencial para a região, pois atende 18 bairros e vilas. Não sou contrário às bases móveis. O que defendo é que elas sejam uma ferramenta de apoio às companhias”.

Em reunião com comando da PM, vereador Orlei se posicionou contrário ao fechamento das cias

A segunda audiência pública ocorreu na Assembleia Legislativa, em 12 de julho, a pedido do deputado Sargento Rodrigues, da comissão de segurança pública. Na oportunidade, o coronel Winston Costa, chefe do Comando de Policiamento da Capital (CPC), garantiu que as bases móveis, a princípio, funcionarão em caráter experimental em conjunto com as companhias.

Os organizadores da caminhada defendem a importância de as bases funcionarem em conjunto com as companhias. Por isso, em parceria com representantes de outros bairros, criaram no Facebook a página Amigos das companhias da PMMG.

Também organizaram um abaixo-assinado virtual (www.change.org.br), que será entregue ao governador Fernando Pimentel.

 Bairros em que a 9ª cia atua: Padre Eustáquio, Caiçara, Carlos Prates, Coração Eucarístico, Minas Brasil, João Pinheiro, Alto dos Pinheiros, Dom Cabral, Alto Caiçara, Monsenhor Messias, Jardim Montanhês, Adelaide, Caiçara Caparaó, Parque Recreio,Vila Amaral, Vila Marmiteiros, Vila Buraco do Peru e Vila Savassinha
Companhias que deverão ser fechadas: 3ª (Funcionários), 5ª (Santo Agostinho), 10ª (Palmeiras), 16ª (Planalto), 20ª (Santa Tereza), 22ª (São Paulo), 124ª (São Pedro), 9ª (Padre Eustáquio), 21ª (Caiçara) e 11º (Teixeira Dias).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *