Via Sacra na igreja Padre Eustáquio

Começa nesta sexta-feira (19/02) a meditação da Via Sacra na igreja Padre Eustáquio, bairro homônimo da região Noroeste de Belo Horizonte.

Imagens dos padroeiros. Foto: Paulo Henrique Lobato

De acordo com a paróquia, a meditação da Paixão de Nosso Senhor ocorrerá às sextas-feiras da Quaresma, sempre às 18h, no interior do Santuário.
O controle de entrada será feito na porta do templo. Haverá medição de temperatura, higienização dos calçados e disponibilização de álcool gel para as mãos. Além disso, durante todo o momento os fiéis deverão usar máscaras de proteção. Logo após a Via Sacra, haverá a celebração da Santa Missa (às 19h), na qual todos estão convidados a participar.

Foto: Renato Leal

A meditação da Via Sacra ocorrerá nos seguintes dias 19 e 26 de fevereiro e nos dias 5, 12, 19 e 26 de março.
A Via Sacra consiste em percorrer espiritualmente o caminho de Jesus ao Monte Calvário enquanto carregava a Cruz, assim como a oportunidade de interiorizar em seu sofrimento.
Em relação ao seu significado, “Via Crucis”, ou Via Sacra, significa em latim “O caminho da Cruz”. Este caminho é formado por 14 estações que representam determinadas cenas da Paixão, cada uma corresponde a um acontecimento especial ou a maneira especial de devoção relacionada a tais representações.
Antigamente, o número de estações variava consideravelmente em diferentes lugares, mas agora o Magistério prescreve quatorze:
1. Cristo é condenado à morte
2. Jesus carrega a cruz aos ombros
3. Jesus cai pela primeira vez
4. Jesus encontra a sua Santíssima Mãe
5. Simão Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz
6. Verônica enxuga o rosto de Jesus
7. Jesus cai pela segunda vez
8. Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
9. Jesus cai pela terceira vez
10. Jesus é despojado de suas vestes
11. Jesus é pregado na cruz
12. Jesus morre na cruz
13. Jesus é descido da cruz
14. Jesus é colocado no sepulcro
No princípio, a oração da Via Sacra era diferente. No século IV, a religiosa Egedia escreveu acerca das peregrinações que os cristãos realizavam a Jerusalém para percorrer os lugares da paixão e morte de Jesus com os Evangelhos na mão. Esta peregrinação terminava no Monte Calvário.
*com informações de www.padreustaquio.com.br e acidigital.com.