Sou professor(a): como escolher uma obra literária?

Paulo Fernandes – Olá, pessoal!

Na minha última coluna falei a respeito do fichamento literário como estratégia para formação dos pequenos leitores e sua eficácia.

Hoje tentarei aqui alguns apontamentos em relação a escolha de obras literárias para crianças em sala de aula. (Artigo continua abaixo da foto)

Paulo Fernandes é professor, palestrante, escritor e contador de histórias
31 991770771

Para começar, acredito que o(a) Professor(a) deva ser leitor(a) e estar em constante formação em relação ao universo das crianças.

A Literatura na educação contribui para o desenvolvimento ético, estético e intelectual da criança, mas acredito que seja preciso cuidado para não pedagogizar o uso dos livros, lembrando que a leitura deve divertir e despertar prazer no leitor(a).

Quem acompanha meu trabalho, sabe que realizo indicações literárias na tentativa de contribuir com pais, mães e profissionais da educação na escolha de livros para criançada.

Na minha trajetória de 25 anos contando histórias e 6 anos indicando livros semanalmente, li muitas obras literárias voltadas para crianças e tenho estudado bastante esse universo da literatura infantil.

A intenção ao falar da minha trajetória é apenas para nos aproximarmos um pouco mais.

Clique aqui para ler notícias do bairro Padre Eustáquio

Mas vamos ao que interessa, como escolher uma obra literária para trabalhar com meus alunos e alunas? Lembrando que trarei alguns apontamentos os quais considero importantes, certamente há muitos outros.

1-seja um professor(a) leitor(a)

2-Procure conhecer bem as crianças que trabalhará e escutá-las, isso é muito importante para escolha das obras, pois acredito ser necessário entender os anseios e desejos dos pequenos leitores.

3-Importante que os títulos escolhidos sejam interessantes não apenas aos seus olhos, mas também as crianças.

4-Proporcionar as crianças encontros com os diversos gêneros literários

Clique aqui para ler outras colunas do contador de histórias Paulo Fernandes

5-Buscar opiniões com bibliotecários(as), especialistas em literatura, revistas especializadas.

6-Visite sempre bibliotecas e livrarias para conhecer novas obras, conversar com profissionais que trabalham nestes locais e tenham conhecimento sobre universo literário infantil.

7-Pesquise as editoras e seus catálogos.

8-Ao ler para criança em sala de aula, prepare previamente a leitura e se envolva com a obra.

9-observe a qualidade textual das obras. Procure textos bem escritos que enriqueçam o vocabulário das crianças e agucem a imaginação e criatividade.

10-Busque obras que apresentem relação interessante entre texto e ilustração. Observe se as ilustrações estimulam conversas e reflexões para além do texto escrito. Um livro bem ilustrado é uma porta de entrada para aguçar um olhar a obra de arte.

Poderia elencar diversos outros apontamentos, mas a intenção deste que vos escreve é também despertar a curiosidade, interesse e a investigação dos que me leem, portanto acredito ser importante e cada um pesquise, leia e busque sempre o conhecimento.

Espero que possa ter contribuído com esses 10 apontamentos e fique à vontade para enviar perguntas, sugestões e críticas.

Quero agradecer a Adriana Rodrigues Cury pela sugestão do tema abordado hoje.

Até semana que vem!