Rumo à canonização de Padre Eustáquio

Postulador-geral da Congregação dos Sagrados Corações e presidente do processo de canonização de Padre Eustáquio, o polonês Andrzej Lukawski chegou ao bairro, neste sábado, para participar da festa em memória ao beato.

Padre Andrzej Lukawski foi recebido pelo pároco Vinícius Maciel. Foto: Paulo Henrique Lobato

Padre Andrzej Lukawski foi recebido pelo pároco

A visita do europeu enche de esperança os devotos de Padre Eustáquio, que dá nome ao bairro da região Noroeste de Belo Horizonte, onde morou entre abril de 1942 e agosto de 1943, quando morreu, vítima de febre maculosa.

O polonês foi recebido em BH pelo postulador da causa de canonização do beato no Brasil, padre Vinícius Maciel.

Para ser santificado, o Vaticano precisa comprovar um milagre por interseção do beato junto a Jesus. Este milagre tem de ter ocorrido após a beatificação do religioso, ocorrida em 2006.

Para ser beatificado, um milagre também precisou ser atestado pelo Vaticano. À época, foi constatada a cura de câncer num padre que morava em BH.

Agora, os devotos torcem pelo segundo milagre.

PRGRAMAÇÃO DA FESTA DE PADRE EUSTÁQUIO

Dia 30 de agosto é dia do Padre Eustáquio e as festividades no Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz, em Belo Horizonte, já estão acontecendo durante toda semana. Mas para os próximos dias a igreja vai intensificar os momentos de oração e comunhão entre os devotos.

Hoje (27) serão três celebrações. Às 7h, como de costume. Às 15h, a Santa Missa com os Enfermos e com benção dos remédios e ervas medicinais. E às 17h Santa Missa com a meditação do sétimo dia da Novena e barraquinhas na praça da igreja.

No domingo serão cinco missas (7h, 8h30, 10h, 17h e 19h), a última com a participação da comunidade de fé do Santuário São Paulo da Cruz, religiosos Passionistas. Além disso, no dia haverá barraquinhas e brinquedos para as crianças.

Na segunda-feira (29), véspera do dia do Padre Eustáquio, haverá Missa e Novena às 19h, com a ordenação Diaconal do Ir. Wanderson de Souza Alves, ss.cc. A celebração será presidida por D. Aloísio Jorge Pena Vitral, bispo emérito de Sete Lagoas-MG.

Na terça feira, dia do Bem-aventurado, serão 8 missas: 06h, 07h, 09h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h. A última celebração será solene e se encerrará com a procissão luminosa. Durante todo dia haverá barraquinhas na praça e na parte interna do Santuário.

Participando das festividades esse ano, o Santuário da Saúde e da paz contará com duas presenças ilustres: Padre Andrzej Lukawski, ss.cc, Postulador Geral da Congregação e Procurador Geral da instituição, que virá de Roma para conhecer a festa, visitar o arquivo e celebrar com os devotos. Além dele, Will van den Boomen, sobrinho do Beato Padre Eustáquio, vindo da Holanda.

Toda a programação será transmitida pelo Canal Padre Eustáquio no YouTube. A orientação para as pessoas que irão visitar o Memorial Padre Eustáquio e participar das celebrações no Santuário é que se protejam, usem álcool gel e máscara de proteção facial. O Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz fica na Rua Padre Eustáquio, 2.405, no bairro Padre Eustáquio, em Belo Horizonte.