Riachuelo, a rua da batalha

Quem sobe ou desce a rua Riachuelo talvez sequer imagina que a via que corta os bairros Padre Eustáquio e Carlos Prates, na região Noroeste de Belo Horizonte, foi batizada em homenagem à principal batalha da Guerra do Paraguai (1864-1870), travada entre o país vizinho e a Tríplice Aliança, formada por Brasil, Uruguai e Argentina.

A batalha do rio Riachuelo, afluente do Paraná, foi protagonizada por navios paraguaios e brasileiros. Era 11 de junho de 1865 quando canhões das embarcações (naquela época, a maioria delas era de madeira) duelaram por quase todo o dia. Muitas afundaram. E o saldo de mortos e feridos foi enorme.

Riachuelo corta Padreco e Carlos Prates Imagem: Street Google Viw

Reportagem continua abaixo do vídeo

O Brasil saiu vencedor. A guerra do Paraguai teve origem após o país vizinho aprisionar uma embarcação brasileira e invadir a então província de Mato Grosso. O Uruguai e a Argentina se aliaram ao Brasil e deram início a maior guera travada no continente.

Décadas depois, Riachuelo virou nome de rua nos bairros Padre Eustáquio e Carlos Prates. Trata-se de uma das principais vias da região Noroeste de Belo Horizonte, margeada, sobretudo, por residências.

Clique aqui para anunciar no Jornal do Padre Eustáquio. Reportagem continua abaixo da imagem:

https://www.instagram.com/p/B1OMwECBVGQ/?utm_source=ig_web_copy_link

A rua avança sobre 20 quarteirões, do cruzamento com a Mário Casassanta, no Carlos Prates, com o da Anchieta, no Padre Eustáquio. No percurso, passa pelos fundos do PAM e da Escola Estadual Dom Jaime de Barros Câmara. Reportagem continua abaixo do vídeo

O fluxo de trânsito no local é intenso e, em alguns pontos, há conflito de veículos, como no cruzamento com a Santa Quitéria. Por isso, nos próximos meses, a BHTrans deverá fazer intervenções na Riachuelo.

Há possibilidade de a via receber dois semáforos, como publicado no Jornal do Padre Eustáquio. Clique aqui para saber mais.

Leia também as histórias das seguintes ruas:
Coronel José Benjamim
Henrique Gorceix
Costa Sena
Padre Eustáquio
Francisco Bicalho
Castigliano
Júlio Murta
Belmiro Braga