Receitas empreendedoras

Se vivo fosse, Padre Eustáquio teria orgulho do legado de Chico Leite, fundador da padaria que homenageia o bairro e a memória do beato holandês. O estabelecimento, que completará 73 anos em 18 de fevereiro próximo, foi visitado e elogiado pelo próprio religioso, ainda durante a construção, com as palavras dirigidas ao fundador: “Francisco, o pão é um alimento abençoado!”.

Sete décadas se passaram e a padaria mantém os ensinamentos do padre europeu, como ajudar instituições carentes com a doação de alimentos. No plano econômico, os proprietários do estabelecimento participam do Gepe, o Grupo de Empreendedores do Padre Eustáquio, e têm muito a ensinar aos comerciantes da região.

Por isso, a história da padaria e algumas das receitas para o sucesso financeiro dela são o tema de mais uma reportagem da série “De mãos dadas com o Padreco”. A reportagem mostra como o negócio criado por Chico Leite ajuda a valorizar o bairro, gerar renda e empregos.

A padaria Padre Eustáquio adotou um conjunto de ideias que reforça a marca e a fidelidade da clientela ao mesmo tempo em que fomenta vendas e reduz custos.

Um exemplo é a proposta de valorizar a comunidade por meio de um acervo exposto ao público para ajudar a contar a história da região, como quadros com imagens da primeira metade do século passado.

As imagens em preto e branco revelam como era o cotidiano de moradores e comerciantes da época em que a rua Padre Eustáquio, a principal do bairro e onde a padaria foi erguida, era chamada de Estrada de Contagem.

Seu Jonas, filho de Chico Leite, se recorda de muitos causos toda vez que observa as fotos antigas: “No segundo andar do imóvel que abriga a padaria, por exemplo, funcionou um clube dançante. Em frente, logo ali, era o ponto da linha de bondes que serviam o bairro. Hoje a rua é tomada por carros, ônibus…”.

Por falar em veículos, a vedete do acervo da padaria é uma Kombi fabricada em 1969. Ela já não mais percorre as ruas do bairro. Mas tem grande utilidade para o marketing e a gastronomia do local: a carroceria é usada como suporte no preparo às pizzas servidas lá ou embaladas para viagem. Sobre ela, o forno e ingredientes.

As pizzas, aliás, fazem parte de um planejamento que beneficia o bolso do consumidor: de segunda a sexta-feira, a padaria oferece algum produto pelo preço abaixo do de custo. Além de pizzas, o pão francês, o doce, o sovado…

“Em 2019, as promoções começam em fevereiro”, contou Abraão, neto do fundador, enquanto conversa com a esposa, Priscila Coelho. É ela quem revela outra ideia que será expandida em breve:

“Temos uma pequena horta no fundo. Colhemos alecrim, cebolinha, manjericão… O espaço é pequeno, mas vamos aumentá-lo. O plantio, livre de agrotóxicos, é usado para temperar produtos, como caldos. E, claro, ajuda na redução da despesa”. Trata-se, portanto, de ingredientes para receitas de sabores e, claro, de finança sadia.