Padre Eustáquio em festa: 100 anos de ordenação sacerdotal do beato holandês

A comunidade católica do Padre Eustáquio está em festa: a ordenação sacerdotal do holandês que deu nome ao bairro da região Noroeste de Belo Horizonte completará 100 anos em 10 de agosto. Para celebrar a data, o santuário da Saúde e Paz, batizado em homenagem à frase com que o beato se despedia dos fieis, receberá um valioso presente.

Quem revela é padre Marcus Vinícius Maciel, vice-postulador da causa de canonização do – por enquanto – beato:

“Padre Eustáquio trabalhou uma década no Triângulo Mineiro. Foi o construtor do Santuário de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja, em Romaria. No dia 15, receberemos uma réplica da imagem da santa. Vamos entronizá-la (consagrá-la) no Memorial”.

Foto: Paulo Henrique Lobato

A reportagem continua abaixo da imagem de Nossa Senhora da Abadia de Água Suja

Réplica da imagem chegará dia 15 de agosto

Leia também:

Vândalo danifica imagens na igreja Padre Eustáquio

Padre Eustáquio: 75 anos de saudades

O horário da cerimônia ainda não foi confirmado pelo santuário.

Padre Eustáquio foi ordenado sacerdote, na própria Holanda, em 1919. Seis anos depois chegou ao Brasil. Sua primeira paróquia foi justamente a de Água Suja, antigo nome da hoje Romaria.

Por volta de 1870, quando o lugarejo pertencia ao município de Monte Carmelo e atraía, sobretudo, garimpeiros, uma capela foi erguida em homenagem a Nossa Senhora da Abadia. A imagem veio de Portugal.

Em 1926, quando Padre Eustáquio já havia chegado a Água Suja, teve início a construção do atual santuário. A reportagem continua abaixo do vídeo

 

Padre Eustáquio viveu em Romaria de 1925 a 1935, servindo também às paróquias de Indianópolis-MG e Iraí de Minas-MG. “Gozava de tamanho apreço entre os fiéis que, quando transferido, sitiaram a casa paroquial e obstruíram vias de comunicação do município, arrancando os mata-burros. Ainda assim, e para cumprir a nova obediência que recebera, partiu a pé até transpor os limites de Água Suja (e foi ser religioso no interior de São Paulo)”, informou padre Vinícius.

 

Veja vídeo da procissão dos Sagrados Corações em 2019 abaixo da imagem