Os youtubers , os livros e as crianças

Por Paulo Fernandes – Olá, pessoal!

Já vou logo avisando, talvez esta seja uma das colunas mais polêmicas desde que iniciei as publicações neste jornal.

Após este breve aviso, faço duas perguntas: o que você pensa a respeito dos livros de youtubers para crianças? Como escolhe uma obra literária para seu filho/filha Vamos ao que interessa. A maior parte dos livros publicados por youtubres não se encaixam na categoria literatura. Você pode me perguntar: Mas o que é literatura?

Texto continua abaixo da imagem

Paulo Fernandes é professor, palestrante, escritor e contador de histórias
31 991770771

Há muitos conceitos para definir o que é a literatura, eu particularmente acredito que é uma manifestação artística do ser humano, que utiliza das palavras para criar arte tendo como matéria-prima a palavra.

Voltando as publicações dos youtubres, arrisco dizer que estão mais próximas a revistas com perguntas a serem respondidas por quem lê, curiosidades sobre o autor, fotos e não apresentam conteúdo que agregue valor as crianças.

Fiz a seguinte pergunta para algumas pessoas: O que você pensa a respeito do fenômeno dos livros de Youtubers para crianças?

Para João, 14 anos, não ensina nada relevante a uma criança além de não ser nenhum tipo de texto literário. A professora e mãe Joyce acha Um absurdo os pais comprarem isso para os filhos. Verônica, Revisora de textos, diz: Particularmente, não gosto. Acho o conteúdo muito fraco, pautado mais no consumismo, em jogos que deixam as crianças isoladas, sem interação com outras. De literário mesmo, nada.

Conversei com algumas crianças consumidoras dos livros de youtubers e perguntei o porque compram. Para minha surpresa, ou não, nenhuma delas soube responder.

Clique aqui para ler outras colunas de Paulo Fernandes no Jornal do Padre Eustáquio

Mas o que fazer quando a criança insiste para comprar esses livros mas você pai e mãe não concordam?

Neste momento entra a oferta de outras obras e autores literários que usam a palavra para tecer estórias, poemas, contos que permitam a criança a transfiguração da realidade.

Mas Paulo e se eu não souber como fazer isso? Você pode consultar uma Bibliotecária(o), Mediador de Leitura, um bom vendedor de livros, que seja leitor e conheça do assunto ou especialista na área.

O fato é que temos muitas obras literárias voltadas ao publico infantil de excelente qualidade e conteúdo riquíssimo.

Quero deixar claro aqui que a intenção desta coluna, em momento nenhum, foi desmerecer as publicações dos youtubers.

Até semana que vem!