Escolas municipais da região: cadastro escolar aberto para novos alunos

Escolas municipais da região do Padre Eustáquio, assim como em toda Belo Horizonte, já disponibilizam a partir desta terça-feira (22) o cadastro escolar para novos alunos na Rede Municipal de Educação para 2024.

 

Pais ou responsáveis poderão inscrever os filhos para ingressar em uma escola municipal ou creche parceira para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A inscrição será realizada até 15 de setembro, de forma on-line, no portal da PBH, ou pelo telefone 3277-8876.

Para acessar o programa do cadastro escolar é necessário informar o CPF e a data de nascimento do responsável pelo estudante. Para que a inscrição seja concluída, todas as questões deverão ser respondidas.

As gestantes também poderão realizar o cadastro informando o próprio CPF no  campo específico para o nascituro. A data de nascimento da criança deve ser respondida com o dia em que a inscrição for feita.

Caso a família/responsável já possua outro estudante matriculado em uma escola municipal, o irmão terá vaga garantida na mesma escola – desde que a  unidade ofereça o atendimento para a idade de ambos. Será necessário informar o  CPF do estudante já matriculado no campo específico no programa de cadastro.

Pode ser utilizado no cadastro escolar o endereço residencial ou comercial. Em ambas as situações, é obrigatório que o estudante resida em Belo Horizonte.

Para os estudantes que vão permanecer na mesma escola em 2024, não será necessária a realização do cadastro escolar, apenas a renovação de matrícula na  secretaria da própria escola, em período a ser definido.

Uma vez feito o cadastro, o estudante é direcionado para uma vaga, por meio de  um sistema utilizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, que considera a proximidade do endereço fornecido pelos pais e responsáveis no ato da inscrição.

A divulgação do resultado será em duas etapas:

•    Para os estudantes de 3 a 5 anos da Educação Infantil, do ensino fundamental e da EJA, o resultado será divulgado em 31 de outubro.

•    Para os estudantes de 0 a 2 anos da Educação Infantil, o resultado será divulgado  em 28 de novembro.

Facilidades no acesso

Os pais e responsáveis que não têm acesso à internet poderão fazer o cadastro nas Diretorias Regionais de Educação ou pelo telefone 3277-8876, no horário de 8h às 17h.

Uma Carreta Digital ficará no Parque Municipal Américo René Giannetti, na Avenida Afonso Pena, 1.377, de 30 de agosto a 1º de setembro (8h às 16h) e no dia 2 de setembro (8h às 11h) para realizar o cadastro.

O cadastro também poderá ser feito nos postos UAI – Unidade de Atendimento Integrado:

•    UAI Barreiro – Via Shopping Barreiro – Av Afonso Vaz de Melo, 640, piso 4, das 8h às 17h.

•    UAI Centro Sul – Praça Sete – Avenida Amazonas, 47, das 8h às 17h.

•    UAI Venda Nova – Shopping Estação – Avenida Cristiano Machado, 11.833, das 8h às 17h.

Para esclarecer dúvidas e obter mais informações sobre o Cadastro Escolar 2024, as pessoas interessadas poderão entrar em contato com a SMED pelo telefone
3277-8876 ou encaminhar e-mail para cadastroescolar.smed@edu.pbh.gov.br.