Construindo metas para 2020

Por Adriana Bomfim –

O início de um novo ano é sempre um ótimo período para projeções, planejamentos e revisões.

Planejar o seu negócio para 2020 é essencial para prever os investimentos e recursos necessários para traçar e alcançar os objetivos desejados.

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Adriana Bomfim é sócia-diretora da Vettor Contabilidade, MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (FGV), graduado em Ciências Contábeis (PUC/MG). Experiência como executiva em grupos empresariais, em contabilidade empresarial, controladoria, finanças, gestão de custos, orçamento empresarial e treinamentos em processos administrativos e financeiros.

Programar com antecedência as ações que serão realizadas na empresa no decorrer do ano, auxilia o empresário a dirigir o negócio sem perder o controle e torna a rotina mais tranquila. Afinal, o recurso mais importante da pequena empresa é o tempo do empreendedor.

Monte Cenários – Crie diferentes situações envolvendo possibilidades pessimistas, otimistas e mais prováveis/realistas, assim você diminui o risco de ser pego desprevenido. Seja qual for o contexto econômico, baseie-se no histórico de anos anteriores.

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Defina objetivos e metas – Nos próximos 12 meses, o que deseja alcançar? Traçados os objetivos, é o momento de definir metas para a empresa. Tente focar no que será necessário para conquistar cada meta.

Estruture sua equipe – Revisar responsabilidades e tarefas de toda equipe, inclusive do responsável pelo negócio. Dependendo do planejamento traçado, pode ser necessário investir em capacitação. Aproveite para programar cursos, treinamentos e planejar férias da equipe.

Orçamento anual – Agora que você já tem um plano para o que será feito durante o ano na sua empresa, é hora de colocar na ponta do lápis. Construa um orçamento, sem fugir das possibilidades reais do seu negócio, faça uma previsão segura das receitas e coloque os gastos necessários para atingir as metas traçadas.

Acompanhamento – Todo planejamento exige monitoramento constante. Faça um cronograma com prazos para avaliar o que está e o que não está funcionando.

Diante de um planejamento, a empresa será capaz de identificar as áreas que exigem mais atenção dos gestores, quais podem ser reduzidas e onde os recursos podem ser aplicados. O planejamento é essencial para que os recursos da empresa sejam direcionados para as estratégias que convertam em resultados.

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