As feiras literárias

Paulo Fernandes – Olá, pessoal!

Hoje vou falar de um tema que tratei de maneira bem rápida na minha coluna no dia 05 de maio, quando trouxe algumas dicas culturais, as feiras literárias.

Além de movimentar o mercado editorial, as feiras são uma manifestação cultural de grande relevância para formação pessoal e cultural da população.

Paulo Fernandes é professor, palestrante, escritor e contador de histórias
31 991770771

Em 2019 o Ministério da Cultura destinou R$3 milhões a entidades que promoveram feiras literárias pelo país, ao todo 17 projetos receberam os recursos.

Para se ter uma ideia da importância das feiras, segundo o Ministério da Cultura, em 2018 a FLIP(Feira Literária de Paraty) gerou um impacto econômico para o país de R$47 milhões, a estimativa é de que tenham sido criados 1.349 empregos, sendo 673 diretos e 676 indiretos.

Clique aqui para ler outras histórias de Paulo Fernandes

Durante estes eventos, que acontecem por todo Brasil, as escolas promovem excursões com a criançada que tem a oportunidade de entrar em contato com autores, ilustradores, oficinas e contações de histórias além de encontrarem muitos livros com preços promocionais.

As feiras literárias incentivam a leitura e a criatividade da criançada, promovem a interação entre a comunidade e proporciona a troca de conhecimento entre escritores e visitantes.

No primeiro semestre estive em algumas feiras literárias contando histórias, autografando meu livro e batendo papo com a criançada e pude constatar o quanto estes eventos são fundamentais para formação de leitores e a importância do evento para troca de conhecimento.

No segundo semestre estarei em algumas feiras de BH contando histórias, autografando meu livro e conversando com a criançada, mas também ministrarei oficina e realizarei um bate papo com adolescentes na FLIPASSOS que acontece no fim de Agosto.

Em Agosto e Setembro Belo Horizonte receberá algumas feiras literárias e desde já convido vocês para visitarem.

Do dia 15 a 18 de Agosto acontece a IV Primavera Literária no CCBB, praça da Liberdade, a entrada é franca e acontece das 10 h às 22 h. Na programação bate papo com autores, oficinas, contações de histórias e Palestras.

Entre os dias 23 e 25 de Agosto você pode participar da FLIR 2o Festival livro na rua, que ocorrerá na Rua Fernandes Tourinho entre Avenida Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, na Savassi. O tema será “A História do Livro”.

Clique aqui para ler notícias da região do bairro Padre Eustáquio

Em setembro a Maior feira de Livro de Minas Gerais acontece no CRJ(Centro de Referência da Juventude) que fica na praça da Estação. O Salão do Livro infantil e Juvenil de Minas Gerais tem data marcada, entre os dias 03 e 08 de Setembro com uma programação imperdível.

E então, já anotou aí na sua agenda? Programe-se e vá com a família participar destas grandes festas literárias. Quem sabe nos encontramos por lá? Fica a dica.

Boa semana e até a próxima Coluna!