Vamos ajudar o sonho se tornar realidade?

Uma turma muito bacana está à procura de um espaço – preferencialmente no bairro Padre Eustáquio – para um evento que tem tudo para se tornar referência na cidade: o 1º Open Reflexo de Taekwondo, em março de 2018.

 

O mestre Waldevino Costa Pereira, de 49 anos, e seus alunos querem difundir o esporte e ao mesmo tempo aproximar a comunidade dos atletas por meio de um campeonato em que, no fim, todos serão vencedores. Mas como tudo tem um custo, eles estão atrás de apoiadores para bancar os R$ 7 mil calculados para a competição.

O portal de notícias www.jornaldopadreeustaquio.com.br já se comprometeu a ajudá-los por meio de reportagens. Mas só a nossa força, infelizmente, não é suficiente para tirar um projeto tão legal do papel. O evento não pode ocorrer na Academia Reflexo, do mestre Divino, porque o local, embora aconchegante, é pequeno para o público previsto. A estimativa dos organizadores é que o campeonato atraia 150 atletas de diferentes categorias e faixa etária. Levando-se em conta a presença de familiares, amigos e torcedores, a quantidade deve superar 500 pessoas.

“O 1º Open Reflexo de Taekwondo 2018 tem anuência e homologação da Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais (FTEMG)”, informou mestre Divino, um reconhecido campeão do esporte no estado. Ele venceu por 10 vezes o campeonato estadual. E vários outros regionais. “Nasci na cidade de Piumhi, mas cheguei ao Padre Eustáquio ainda criança de colo. Por isso me considero padreustaquiano”, brinca o professor, que conheceu o esporte na infância. “Eu morava na rua Curupaiti e meus amigos foram treinar na academia. Fui atrás e gostei”, recorda o mestre.

Divino não tinha dinheiro para pagar a mensalidade, que foi custeada, em princípio, por um irmão. Mas tamanha dedicação ao esporte despertou atenção do professor dele na época, o mestre Romildo Barbosa. “Sabe o que ele fez? Me convidou para fazer um estágio com ele e me liberou da mensalidade”, agradece Divino. A cada dia que passava, o então garoto ficava mais apaixonado pelo taekwondo. Certo dia, quando era faixa verde, colocou uma ideia na cabeça: “Pensei assim: um dia esta academia será minha”. O sonho se tornou realidade. Mas não tão rápido quanto parece.

Divino foi professor na academia do mestre Romildo, fundou um projeto social na Feira Coberta (hoje Centro Cultural Padre Eustáquio), em parceria com a esposa, a também professora Sirlene Kelle de Jesus Pereira, e ensinou o esporte em outros lugares. Há poucos meses recebeu proposta para comprar o imóvel na academia em que conheceu o esporte. Não pensou duas vezes: vendeu um apartamento e investiu no que mais gosta de fazer. A atual academia Reflexo, que funciona na rua Jacutinga, 640, abriu as portas em março passado. Mais que uma academia, é uma forma de ensinar disciplina a garotos e garotas de várias idades.

 

Gabriel Correa, por exemplo, tem 16 anos de idade e disse que o taekwondo mudou sua vida para melhor: “Aprendi a ter confiança em mim mesmo, nas coisas que faço”. O jovem, hoje faixa vermelha, treina com mestre Divino há cinco anos. Marco Túlio Fernandes Franco, de 46 anos, é outro aluno na Reflexo. Ele também ajuda o grupo a conseguir um local para o campeonato.

Da mesma forma, alguns pais de alunos, como Jonas Batista Neto, de 28 anos. “Estamos conversando com a diretoria do colégio Padre Eustáquio. Também com a do poliesportivo Dom Bosco.Este evento foi idealizado para aproximar a mod

alidade taekwondo à comunidade do Padre Eustáquio, bem como da cidade de BH, propiciando um campeonato com boa organização, cuidado com os atletas, excelente nível competitivo e ambiente familiar. Contaremos com a participação de vários mestres, professores e atletas de várias equipes de Minas Gerais. Nos eventos taekwondo, a presença da família é marcante, assim como a presença do público infantojuvenil”, disse Jonas.

SAIBA MAIS
O taekwondo é uma arte marcial coreana milenar, tendo como base a disciplina e os princípios: integridade, cortesia, perseverança, auto controle e espírito indomável. A arte marcial foi introduzida no Brasil, em 1970, pelo grão mestre Sang Min Cho, sendo difundida em Minas Gerais, a partir de 1976, pelo grão mestre Yeong Hwan Park, fundador da Federação Mineira Taekwondo. O taekwondo é um dos esportes olímpicos.