Primeiro dia deles

Hoje (13/08) é um domingo especial para muitos papais do Padre Eustáquio, mas alguns deles vão desfrutar a emoção da data pela primeira vez, como o fisioterapeuta Alexandre Magno, de 36 anos, e o advogado Bruno de Medeiros, de 34. Ambos sabem que Dia dos Pais, na prática, é cada um dos 365 do ano, assim como o das Mães. Mas, afinal, você sabe a origem da data?

Alexandre: “Quando a gente tem filhos, a gente se esquece da gente”

Há mais de uma versão. Duas são as mais conhecidas. A primeira é uma viagem à antiga Babilônia. Há mais de 4 mil anos, o jovem Elmesu moldou em argila o que pode ter sido o primeiro cartão do planeta para desejar saúde e longa vida ao pai, o rei Nabucodonosor. Claro que a ideia foi seguida pelos súditos.

A segunda versão vem dos Estados Unidos. Em 1909, Sonora Louis Dodd encaminhou petição ao poder público de Spokane (Washington) para que a data fosse implantada no país. Ela sugeriu 19 de junho, aniversário do pai, William Jackson Smart, ex-veterano da Guerra Civil (1861-1865).

Bruno: “A primeira vez que a coloquei no colo foi uma emoção indescritível”

No Brasil, a festa chegou bem mais tarde: agosto de 1953. O publicitário Sylvio Bherinh promoveu um concurso para homenagear o pai com o maior número de filhos, o mais novo e o mais idoso.

Sessenta e quatro anos depois daquele concurso, Alexandre, o fisioterapeuta, e Bruno, o advogado, serão protagonistas pela primeira vez.

Giovana, com 5 meses, trouxe mais alegria ao advogado e à esposa, a servidora pública Gláucia, em março passado. No mês seguinte foi a vez de Ana Júlia deixar a vida do fisioterapeuta e a da esposa, a professora Ana Carolina, bem mais coloridas.

“Quando a coloquei em meu colo pela primeira vez, foi uma emoção tão grande que é difícil descrevê-la”, garantiu Bruno. “Ficar ao lado de minha filha é sempre motivo de alegria imensurável. Seja vendo-a sorrir, dormir… Qualquer coisa que ela faz me dá alegria”, contou Alexandre.

A presença de Bruno ao lado da esposa, que já era frequente, se tornou ainda mais constante, pois ele fez questão, desde a notícia da gravidez, em ajudar a esposa a escolher o enxoval e a decoração do quarto da princesa que estava para nascer.

“Curti bastante o momento. Acompanhei minha esposa em todos os exames e consultas”, recorda o rapaz, acrescentando que a filha nasceu um pouco antes do previsto pelos médicos. “Deu um susto na gente”.

Questão do destino, Giovana nasceu em 23 de março, aniversário da mãe.

Alexandre também fez questão de acompanhar a gravidez da esposa de perto. Fez tudo como manda a cartilha de papai coruja: conversou com a filha ainda na barriga, imaginou como seria o rostinho dela e continua noites sem dormir direito.

Quando a viu pela primeira vez, sentiu uma emoção que não é fácil descrevê-la.

“Quando a gente tem filho, a gente se esquece da gente. Tudo que fazemos passa a ser para eles. E neste Dia dos Pais também estarei ao lado do meu. Então serão duas alegrias, a de ter um pai presente e a de ser pai”, agradeceu o fisioterapeuta.

Neste domingo, no primeiro Dia dos Pais de Alexandre e Bruno, eles sabem qual será o maior presente de cada um: o sorriso da filha.