Padre Eustáquio: campeão de roubos e furtos de veículos

O que muita gente imaginava foi confirmado nesta terça-feira (17/10) pela Polícia Militar: o Padre Eustáquio é o campeão de veículos roubados e furtados em Belo Horizonte. No bairro que homenageia o beato, 39 carros e motos foram surrupiados de seus donos em setembro passado (veja tabelas abaixo). Para reverter este cenário, a PM aposta num projeto novo.

Para coibir a violência e proteger comerciantes e moradores, PM faz ronda na região

Enquanto isso, além da sensação de insegurança, os dois tipos de crimes refletem de outra forma negativa no bolso dos moradores, mesmo no daqueles que não foram vítimas dos assaltantes. Afinal, você concorda que o preço do seguro de veículos tende a ser sempre elevado no bairro que lidera o incômodo ranking?

O triste título foi divulgado pela corporação numa audiência pública, na Assembleia Legislativa, requerida pelo deputado Sargento Rodrigues, presidente da Comissão de Segurança Pública. A PM apresentou duas tabelas. Na primeira, que trata dos furtos de veículos nos bairros, o Padre Eustáquio aparece em primeiro lugar, com 22 registros em setembro.

Já na segunda, que revela os bairros campeões de roubos, o Padreco está na terceira posição, com 13 ocorrências. Entretanto, somando ambas as tabelas, o bairro que homenageia o beato lidera o total de criminalidade. O assunto não é novidade para muita gente, sobretudo, para quem já teve o carro levado por bandidos.

É o caso da administradora Clariana Alves, que teve o veículo furtado na rua Tuiuti, uma das principais do bairro. “Fui almoçar na casa de minha irmã e 50 minutos depois não encontrei o veículo”, recordou. Desesperada, acionou a PM, mas o carro não foi localizado naquele dia. Quase duas semanas depois, ela recebeu o dinheiro do seguro.

Meses depois, porém, veio outra dor de cabeça: a placa do veículo havia sido clonada por criminosos no Rio de Janeiro. O furto não sai da lembrança da administradora: “Sempre tenho aquela sensação de que posso ser assaltada ao estacionar ou quando chegar para buscar o veículo”.

PM fiscaliza lojas de peças usadas no Padreco. Foto divulgação: PMMG

A liderança no incômodo ranking da PM não causa apenas uma sensação de insegurança no bairro. É natural que o mercado de seguros de automóvel cobre um preço maior dos clientes que residem no Padre Eustáquio. Um dos motivos do bairro ser o campeão de ocorrências é a quantidade de rota de fuga. Vale lembrar que criminosos saem em disparada pelo Anel Rodoviário, Via-Expressa ou Pedro II.

Para reverter os altos índices no Padre Eustáquio, a PM aposta num projeto piloto na área do 34º Batalhão. Trata-se do uso de algumas câmeras do Olho Vivo e radares para monitorar placas dos veículos. Os equipamentos são programados para acusar, quando for o caso, algum impedimento envolvendo a placa analisada. O capitão Carlos Eduardo Lopes, da Diretoria de Apoio Operacional da PM, explicou que a viatura mais próxima ao veículo suspeito de roubo ou furto é acionada para fazer a abordagem. Ao mesmo tempo é traçado um plano para o cerco.

O oficial destacou ainda a importância das bases comunitárias nos locais de maior incidência de crimes. Até como forma de estreitar os laços com a comunidade: “A participação da comunidade é fundamental para o sucesso das operações”. No Padre Eustáquio, a unidade funciona das 14h à 23h30, em frente ao santuário dos Sagrados Corações.

PM aposta em bases comunitárias para combater criminalidade. Foto: Paulo Henrique Lobato

 

 

 

 

 

 

Para o deputado Sargento Rodrigues, autor do requerimento da audiência pública, a integração das forças policiais é fundamental para aumentar a efetividade no combate ao crime. “Todo mundo sabe que a ‘robauto’ existe. A polícia também sabe”.

No fim de setembro, militares da 9ª companhia, subordinada ao 34º Batalhão, vistoriaram comércios de peças usadas na região da Avenida Pedro II, nos bairros Padre Eustáquio, Caiçara e Carlos Prates. Em um estabelecimento foi encontrado peças de veículos com números diferentes do original.

OS CAMPEÕES DE FURTOS (setembro de 2017)

Padre Eustáquio: 22

Santa Efigênia: 17

Centro: 14

Cruzeiro: 14

União: 14

 

OS CAMPEÕES DE ROUBO (setembro de 2017)

Castelo: 17

Cachoeirinha: 14

Padre Eustáquio: 13

Caiçara: 12
Santa Amélia: 11