Exclusivo: mudanças no trânsito do Padre Eustáquio

Exclusivo: o trânsito no Padre Eustáquio vai mudar. O bairro que sofre com o intenso fluxo de veículos, por ser uma região de passagem, será alvo de grandes intervenções para melhorar tanto o tráfego de automóveis e ônibus quanto a segurança de motoristas, passageiros e pedestres. Algumas ruas terão o sentido de circulação invertido. Outras deixarão de ser mão dupla. Enquanto cruzamentos perigosos receberão semáforos, alguns ganharão quebra-mola. Haverá ainda faixas de pedestres e até alteração no itinerário da linha 9412.

As novidades serão implantadas em três fases e estão orçadas em R$ 700 mil. As intervenções foram autorizadas pelo prefeito Alexandre Kalil a partir de reivindicações da comunidade, recebidas pelo vereador Orlei. Nos últimos três anos, o parlamentar debateu as sugestões com especialistas e participou de reuniões com a diretoria e técnicos da BHTrans.
“Neste período, consegui mudanças importantes para a região, como a pavimentação de vias e a instalação de semáforos ao longo da rua Padre Eustáquio. Mas agora é um pacote maior. O primeiro conjunto de intervenções começará em 23 de novembro. O segundo, 7 de dezembro. O último, 13 de dezembro”, detalhou Orlei.
Ele explicou que, na primeira etapa, quatro vias terão o sentido de circulação alterado. Uma delas é a chamada Beco Oliveira, uma passagem importante que liga a Avenida dos Esportes à Humaitá. Entretanto, o estreito corredor é palco de constantes retenções, pois não há passagem para dois carros em direções opostas ao mesmo tempo. Ficou acertado, depois de estudos, que a melhor opção será o sentido único para quem sai da Humaitá e deseja chegar à Avenida dos Esportes.
Confira as quatro mudanças na circulação a serem implantadas na primeira fase:
1) Mudança de sentido duplo de circulação para sentido único da rua Humaitá, entre Anchieta e Dom Silvério, neste sentido;
2) Mudança de sentido duplo de circulação para sentido único do Beco Oliveira, entre Humaitá e Avenida dos Esportes, neste sentido;

Beco Oliveira terá mão única

3) Mudança de sentido duplo de circulação para sentido único da rua Vereador Geraldo Pereira, entre Anchieta e Vila Rica, neste sentido;
4) Inversão do sentido de circulação da rua Anchieta, entre a Avenida Tereza Cristina e rua Vereador Geraldo Pereira, neste sentido.
Faixas de pedestres
Três travessias de pedestres serão pintadas nesta etapa. Confira os locais:
1) Atendendo a antiga demanda de professores e alunos da Escola Estadual Cristiano Machado, uma faixa será implantada na Francisco Bicalho, quase na esquina com a José do Patrocínio. A diretora da escola, Jeane Dornelas, aprovou a medida: “Trará mais segurança aos alunos, professores, funcionários e a todos os pedestres que por ali passam”.
2) Rua Humaitá, com objetivo de facilitar a travessia dos usuários do posto de saúde,

Faixa de pedestre será pintada no quarteirão do posto de saúde

3) Rua Humaitá, na esquina com a Henrique Gorceix,

Quebra-mola

Além das mudanças na circulação, a primeira fase ainda terá um redutor de velocidade na rua Dom Viçoso, quase na esquina com a Humaitá.

O portal de notícias www.jornaldopadreeustaquio.com.br publicará as mudanças previstas na segunda etapa, que começarão em 7 de dezembro, na quarta-feira (8/11). Será nesta fase que parte do itinerário do 9412 será alterado e semáforos vão ser instalados em cruzamentos perigosos.

Já na sexta-feira próxima (10/11), o portal publicará as mudanças previstas na terceira etapa, que começarão a sair do papel em 13 de dezembro. Nela, além de mais semáforos e quebra-molas, mudanças na circulação de outras ruas. Não percam as outras duas reportagens da série.
Leia também: cruzamentos ao longo da rua Padre Eustáquio terão espaço “privativo” para motos. Clique aqui.

One Response to Exclusivo: mudanças no trânsito do Padre Eustáquio