Federação Nacional dos Estudantes quer se instalar no Padreco

O Padre Eustáquio é o bairro escolhido para sediar a seção mineira da Federação dos Estudantes Nacional (FESN), fundada em maio de 1950, em Niterói (RJ), e que este ano chega a Minas Gerais. Um dos objetivos da entidade é defender melhorias na qualidade do ensino.

O vice-presidente da FESN no estado, Marcus Paiva, de 41 anos, explica o porquê de a Federação decidir pelo tradicional bairro: “O Padre Eustáquio se destaca pela localização, grande população, movimento de jovens e estudantes. Também há um comércio variado e farto transporte público, além de ser próximo ao centro”.

A FESN, porém, ainda não definiu a data de instalação da sede.

Marcus Paiva: Padre Eustáquio é o bairro ideal para a sede da Federação

A Federação conquistou voz ativa logo depois de fundada. Em 1964, contudo, foi fechada pelo regime militar. Ressurgiu em 1997, já na redemocratização do país. De lá para cá, muitos estudantes mineiros se filiaram à entidade. Por causa desta crescente demanda, a diretoria da Federação decidiu abrir u ma regional no estado.

“Fui nomeado vice-presidente regional em Minas porque fiz parte do processo de reconstrução da FESN, na década de 1990, sendo membro da diretoria executiva por anos e estando apto a colocar em prática vários projetos voltados para o universo estudantil. Na capital mineira, contamos com centenas de estudantes associados. Instituições nos encaminham, semanalmente, dezenas de formulários para carteirinhas de estudante e as entregamos no prazo de 24 horas”, disse Marcus Paiva.

CARTEIRINHA

Aliás, recorda ele, a carteira de identidade estudantil sofreu algumas algumas mudanças nos últimos anos.

“Passou a vigorar com um modelo único nacionalmente, padronizado pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia e Informação) e emitida  pelas entidades representativas dos estudantes, sendo produzida com padrão rígido de segurança, o que inclui, além de layout diferenciado e material de pvc (semelhante a cartão de bancário), um serial (QR Code), certificado de atributo, consulta online via website, para a validação da carteira, impressão em gráfica de segurança, entre outros. Pela lei, a carteira deve ser atualizada anualmente, com validade, sempre, até março”.

A emissão das carteirinhas é a única fonte de receita da Federação. A título de esclarecimento, o valor nacional da carteira é de R$ 30. Quem pode adquiri-la? Qualquer pessoa devidamente matriculada numa instituição de ensino pública, privada ou militar. Basta preencher o formulário da FESN, que pode ser solicitado pelo aluno ou instituição de ensino por meio dos telefones (31) 995581920 / (31) 998204196 ou via email (fesn-mg@hotmail.com).

“Nós vamos até ao aluno. Futuramente, o estudante poderá ser atendido na sede”, garante o vice-presidente. Ele aproveita para ressaltar a importância de as bilheterias seguirem a legislação que garante aos educandos o direito à meia-entrada.