Carlos Luz, a avenida do presidente que menos tempo ficou no poder: três dias

Uma das principais vias que corta o bairro Caiçara, a avenida Carlos Luz, apelidada de Catalão, homenageia um mineiro que foi presidente da República por apenas três dias, o menor mandato de um chefe do Executivo nacional.

Trata-se de Carlos Coimbra da Luz, nascido em Três Corações, no Sul do Estado, em 4 de agosto de 1894, e falecido no Rio de Janeiro em 9 de fevereiro de 1961.

Reportagem continua abaixo da foto

Carlos Cruz foi o presidente com menos tempo no poder: três dias

Carlos Luz foi um advogado, professor, jornalista e, claro, político. De 8 a 11 de novembro de 1955, ocupou a presidência da República.

Sua carreira política começou três décadas antes, em Leopoldina, na Zona da Mata mineira, onde se elegeu vereador e, depois, prefeito.

Clique aqui para ler outras notícias da região

Na década de 1930, foi eleito deputado federal. Também foi presidente da Caixa Econômica Federal, de 1939 a 1946.

Em seguida, novamente deputado federal, ocupou a presidência da Câmara.

Crédito: Grupo Fotos Antigas de BH/Facebook

Assumiu a presidência da República em 8 de novembro de 1955, após Café Filho ser afastado em virtude de um movimento político. A Constituição daquela época era a de 1946, a qual garantia ao presidente da Câmara dos Deputados o poder do país na ausência do presidente e vice-presidente da República.

O então presidente, Getúlio Vargas, havia cometido suicídio. E o vice fora afastado. Carlos Luz ficou apenas três dias na presidência: foi deposto pelo golpe militar liderado pelo então ministro da Guerra, general Lott.

Carlos Luz faleceu em 1961. Quatro anos depois, uma foto entrou para a história de BH: a abertura da avenida que homenageou a memória do político.