Braços de ferro

O centro cultural do bairro Padre Eustáquio será palco de uma competição milenar que exige força, estratégia e concentração: o 5º desafio Mineiro de Luta de Braço reunirá mais de 60 atletas, no sábado 16 de setembro, a partir das 13h. Em jogo, sobretudo, a divulgação de um esporte que precisa ser mais valorizado pelo poder público.

Desafio terá competidores de várias cidades

Literalmente, entretanto, os competidores prometem não vão medir esforços para conquistar medalhas e, claro, divulgar o esporte.

É o caso de Evandro Lima, idealizador do campeonato, tricampeão brasileiro e com participação em dois torneios mundiais. Ele também preside a Associação Mineira de Luta de Braço.

Evandro conheceu o esporte, aos 8 anos de idade, numa fazenda em Buritizeiro, Norte de Minas, onde nasceu. Hoje, aos 42 anos e morando em Belo Horizonte, divide o tempo entre a família, o esporte e a barbearia em que ganha a vida, no Padre Eustáquio. O tricampeão já foi tema de uma reportagem neste portal. (clique aqui para ler).

Evandro Lima, tricampeão brasileiro

“O 5º Desafio será na tarde de sábado, mas a pesagem dos atletas ocorrerá na sexta-feira, 15 de setembro, das 18h às 21h, na barbearia dos Esportes (avenida dos Esportes, 644). Também no sábado, das 9h às 12h. Às 13h, no centro cultural, começa o torneio. Convidamos os moradores da região a prestigiarem o evento, pois vamos receber atletas de outras cidades do estado, de Brasília, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul… É um evento que cresce a cada ano”, comemora Evandro.

O esporte é mais antigo do que muitas modalidades praticadas no mundo. Para se ter ideia, há registros de que a luta de braço surgiu antes do nascimento de Jesus Cristo. No Brasil, começou a ser mais divulgada na década de 1950. Em 1977, o esporte se oficializou no país.

 

Quem for ao centro cultural (rua Jacutinga, 821) prestigiar o evento vai vibrar com os esforços dos competidores. As regras são simples. Os atletas apoiam os cotovelos numa mesa padronizada com o braço desnudo, colocando os polegares unidos e entrelaçados. Já uma das mãos segura uma espécie de pino, que fica na lateral.

Depois de alinharem braços e pulsos, começa a partida. Um árbitro, claro, acompanha o jogo. Os competidores são divididos por sexo, peso e faixa etária. Deficientes físicos também podem participar.

No caso do 5º Desafio Mineiro, as categorias são as seguintes: sênior masculino e feminino (braços direito e esquerdo), sub 21 iniciante masculino (braço direito), deficientes (braço direito).

O portal de notícias www.jornaldopadreeustaquio.com.br deseja sucesso aos competidores.