Fim da polêmica sobre estacionamento na rua Padre Eustáquio

Exclusivo: o estacionamento gratuito de veículos ao longo das ruas Padre Eustáquio e Pará de Minas não será modificado. A polêmica sobre a possibilidade de a BHTrans proibir a parada de carros e motos ou implantar o Faixa Azul nas duas vias pautou conversas no bairro por causa das últimas alterações no trânsito da região.

BHTrans não mudará estacionamento na Padre Eustáquio. Foto: Paulo Henrique Lobato

Uma parcela de moradores e – sobretudo – comerciantes temia a migração de consumidores para outras áreas se as medidas saíssem do papel. Outro grupo, entretanto, defende a tese de que o fim do estacionamento na Padre Eustáquio e na Pará de Minas irá melhorar o tráfego de veículos.

 

A BHTrans pôs fim à discussão ao confirmar ao site www.jornaldopadreeustaquio.com.br que “não há previsão de estacionamento rotativo (no bairro) e que onde já existe o convencional permanecerá inalterado”.

 

Mas então qual a origem da polêmica? Há dois motivos. As conversas entre moradores e comerciantes sobre o receio do fim do estacionamento nas vias ganhou força depois de a BHTrans começar a implantar, na última semana, a faixa preferencial para ônibus na Padre Eustáquio, Pará de Minas e Rio Pomba. Clique aqui para ler.

 

Vale lembrar que a faixa preferencial (cor branca) é diferente da exclusiva (cor azul). Enquanto a primeira não pune condutores de carros, motos e caminhões que trafegam pelo local, a segunda é garantia de multa.

 

Já os comentários da possibilidade de o Faixa Azul ser implantado nas duas ruas começou a ser ventilado, também em novembro, depois de a BHTrans adotar o sistema em dois quarteirões da Henrique Gorceix. Clique aqui para ler. (a reportagem continua após os anúncios)

 

 

 

 

 

Leitores do www.jornaldopadreeustaquio.com.br opinaram sobre o assunto nas redes sociais do site. Veja o que disseram:

 

Eustáquio Luiz: “A calçada da Padre Eustáquio é muito estreita; logo, não deve ter nenhum estacionamento nela”.

Weber Pereira: “Se retirar o estacionamento, vai melhorar o trânsito e aumentar a velocidade de uma ‘avenida’ com muitos pedestres. Se não retirar, a tendência é piorar mais, devido ao aumento das frota”.

Bárbara Camargos: “Já não se tem onde estacionar o carro nos arredores da Padre Eustáquio. Caso a BHtrans decida por proibir o estacionamento, teremos outros problemas a serem resolvidos, lojistas prejudicados, população em perigo parando os carros em lugares mais ermos (como já acontece, intensificaria ainda mais) etc. Já há previsão do alargamento da rua faz anos, por que então não colocá-lo em prática e parar de procurar meios de extorquir ainda mais dinheiro da comunidade com o projeto de Faixa Azul, além de tirar a comodidade da mesma?”.

Leni Braga: “Vão logo querer colocar faixa azul pra arrancar dinheiro”.

José Lúcio Bonani: “Sou favorável à permanência dos estacionamentos na Padre Eustáquio sem o Faixa Azul, pois, na minha opinião, a retirada dele não influi no fluxo do tráfego na via. Exceto se a rua se tornar três faixas, o que acredito que é o caso.”

Mateus Vinícius: “No Buritis, meteram Faixa Azul na Mário Werneck e ruas entorno. Faixa Azul em bairro é foda!”.

Deseja receber notícias da região gratuitamente em seu Zap e ficar bem informado? Envie um zap para (31) 98477-7179.