Mãos dadas para ornamentar a praça São Francisco das Chagas neste Natal

Vamos ajudar a praça São Francisco das Chagas a ficar linda para o Natal de 2017? O Grupo de Moradores e Amigos do Bairro Carlos Prates não mede esforços para retirar do papel uma ideia maravilhosa: ornamentar o coreto e iluminar algumas árvores, a exemplo do que ocorre na praça da Liberdade, para as festas de fim de ano.

Praça São Francisco das Chagas, em frente à igreja homônima, vai ficar mais bonita. Foto: Paulo Henrique Lobato

Por isso, membros do grupo estão arrecadando recursos por meio de uma ação entre amigos. Custa apenas R$ 2. “O ganhador receberá uma cesta com chocolates. O bilhete premiado levará em conta os três últimos algarismos do concurso da Loteria Federal de 18 de novembro”, contou Maria Angélica Ventura, uma das moradoras empenhadas em retirar a proposta do papel.

Neste domingo (22/10), ela uniu o útil ao agradável. Chegou cedo à missa na paróquia São Francisco das Chagas para oferecer aos fiéis a ação entre amigos. Dedicada e sorridente, negociou algumas folhas em poucos minutos. Depois, proseou com José Lúcio Bonani, outro morador empenhado em várias bandeiras do Carlos Prates.

Carlos Roberto, Meire, Maria Angélica e José Lúcio: mãos dadas pelo bairro Carlos Prates. Foto: Paulo Henrique Lobato

Confiante de que a praça enfeitada fomentará as visitas da comunidade ao cartão-postal do bairro, o que pode render bons negócios aos lojistas da região, José Lúcio faz um convite aos comerciantes do bairro: “Quem puder e desejar ajudar na ornamentação, contribuindo com alguma quantia, basta telefonar para o número corporativo do Grupo de Moradores, que é (31) 99120-5068”.

A intenção é conseguir recurso suficiente para enfeitar o coreto e iluminar algumas árvores. A missão do grupo não é fácil, mas determinação e empenho não faltam aos membros. Carlos Roberto Fernandes, que mora em frente à São Francisco das Chagas, ficará encarregado da parte elétrica. “O projeto dependerá do valor arrecadado”. “Vamos nos esforçar para deixar tudo bem bonito”, completa a esposa dele, a psicóloga Meire Braga.

Aos poucos, a comunidade vai conseguindo deixar a praça mais bonita. Há poucas semanas, depois de uma reunião com o deputado estadual Coronel Piccininni, o Instituto Zilda Piccinini, criado em homenagem à mãe do parlamentar, assumiu o compromisso de pagar um jardineiro para cuidar dos canteiros do local – clique aqui para ler a reportagem.

Agora, os membros do grupo asseguram que não vão economizar esforços para que a praça receba enfeite à altura de sua importância. Pouca gente sabe, mas a São Francisco das Chagas é testemunha de um espisódio relevante na história do Brasil. Corria o ano de 1966 quando mais de uma centena de jovens realizaram no porão da paróquia o 28º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), onde o mineiro José Luís Guedes foi eleito presidente da entidade.

Vale lembrar que, naquela época, a UNE era considerada um grupo clandestino pelo governo militar. Mas esta é uma história para outra reportagem no portal www.jornaldopadreeustaquio.com.br