Um projeto pra lá de especial

Lojistas do Grupo de Empreendedores do Padre Eustáquio, o Gepe, estão estimulando a leitura infantil no bairro. Eles abraçaram o projeto Livros em todo lugar, que oferece às crianças a oportunidade de viajarem num fundo de faz de contas por meio de diferentes obras – muitas best sellers. E o melhor: sem gastarem nenhum tostão.

De um lado, o projeto impulsiona a cultura e a educação entre os pequenos. De outro, valoriza a imagem da loja, pois trata-se de um projeto sócio-educacional. Consequentemente, é um oportunidade de ampliar vendas.
Na prática, o Livros em todo lugar é uma prateleira recheada de obras exposta na entrada ou no interior de comércios. No Padre Eustáquio, três empresas — Trelelê Fantasias, Do Ré Mi Fabi e Barbearia Orion — participam do projeto, que tem o escritor e contador de histórias Paulo Fernandes como curador na região.
“O projeto surgiu no bairro Nacional com o professor Alfredo Lima. É tão legal que trouxemos para o Padre Eustáquio. As pessoas escolhem os livros, levam para casa e depois, se desejarem, devolvem. Ou passam para frente para outras pessoas lerem”, contou Fernandes.
Ele e Lima são os responsáveis por abastecerem as prateleiras. A missão do lojista é propagandear o Livros em todo lugar. Em outras palavras, fomentar a leitura entre os pequenos.
“Não há taxas, não é preciso fazer cadastro. É só escolher um livro e saborear a leitura”, disse Camila Burgarelli, dona da Trelelê Fantasias. A também comerciante Fabiane Xavier, da Dó Ré Mi Fabi, também elogia o projeto e torce para que outros lojistas adotem a proposta: “Os livros são repostos frequentemente. Portanto, há sempre novidades nas prateleiras”.
Ao menos mais cinco empresas no bairro procuraram o curador nos últimos dias. Em breve, acredita Fernandes, mais pontos estarão na rota do Livro para todos. “Estamos conversando com restaurante, espetinho e… Aliás, prefiro fazer surpresa aos moradores”, conta, sorrindo, o escritor.
Cultura
Patrocinar a cultura é uma das missões do Gepe, criado no fim de 2018. Este ano, o grupo ajudou a realizar a festa do Dia das Mães e a Festa Junina, ambas na praça Geraldo Torres, cartão-postal do bairro. Os eventos ajudam a fomentar a economia local.
Quem conta é Hugo Leonardo, dono do HL Studio Hair e um dos coordenadores do Gepe: “Os eventos dão mais visibilidade ao bairro, atraem moradores de outras regiões. Queremos promover o social em paralelo com os negócios, gerando emprego e renda”.