O divulgador literário

Paulo Fernandes – Olá, pessoal!

Vocês já ouviram falar ou conhecem o divulgador literário? Sabe o que ele/ela faz e qual a sua importância no universo literário?

Este profissional que talvez poucas pessoas conheçam tem um papel importante para que os livros que não estão nas prateleiras das livrarias cheguem até as crianças, seja na lista escolar ou nas bibliotecas.

Paulo Fernandes é professor, palestrante, escritor e contador de histórias
31 991770771

O divulgador literário é o profissional que está em permanente contato com as escolas e bibliotecas, apresentando obras literárias e estabelecendo diálogos com coordenadores escolares, professores e bibliotecários.

Clique aqui para ler outras colunas de Paulo Fernandes

Além de manter esse diálogo, o divulgador também faz a ponte entre escritores, alunos e professores e, muitas vezes, facilita esse encontro, necessário para que ocorra uma desmistificação em relação a acessibilidade ao escritor.

O trabalho deste profissional muitas vezes é silencioso e nada fácil. Quando fui coordenador pedagógico em uma escola de BH, tive a oportunidade de conhecer alguns divulgadores/divulgadoras e ver de perto a importância deste profissional.

Ao estabelecer contato com os divulgadores, pude perceber o quanto se dedicam aos livros, mas descobri também algumas dificuldades encontradas por eles, como por exemplo o agendamento nas escolas, que muitas vezes não os recebem alegando indisponibilidade de horários.

Uma das divulgadoras que tive a oportunidade de conhecer foi a consultora literária Samira Bernini, profissional dedicada e apaixonada pelo trabalho e pelos livros. Foram muitas as conversas e o aprendizado.

Como contador de histórias, escritor e ativista literário, conheço muitos divulgadores literários, dentre eles a divulgadora literária da Páginas Editora, Patrícia Guimarães. Pedi a ela que me respondesse duas perguntas:

1-Para você, qual o papel do divulgador literário?
Indicar, mostrar o livro para cada faixa etária, para um público específico (caso de crianças especiais – autistas e outras categorias), o divulgador precisa saber o que aquele público quer e precisa, para indicar e mostrar o que ele tem em mãos.

2- O que é necessário para ser um divulgador literário?
Conhecer bastante os livros que vai indicar e mostrar, dominar alguns temas que os livros abordam e conhecer também outros livros que falam do mesmo tema. Ser comunicativo e persistente

Vocês puderam perceber nas respostas da Patrícia a importância deste profissional para o universo literário?

É de suma importância que valorizemos o divulgador literário, pois como perceberam é ele que estabelece o ele entre escolas, bibliotecas e livros, possibilitando assim que estes cheguem até as crianças.

Hoje quero agradecer ao Professor, escritor, ativista literário e criador do Projeto Livros em todo lugar Alfredo Lima pela sugestão do tema e a Patrícia Guimarães, Divulgadora Literária da Páginas Editora pela gentileza em responder as minhas perguntas.

Até a próxima semana!