Literatura e construção da identidade

Olá, pessoal! – por Paulo Fernandes

Muitas são as funções da literatura. Ao ler a criança se diverte, informa, distrai, amplia seus horizontes, alivia seus medos e aprende a se comunicar com o outro.

A literatura também contribui na construção e reconstrução da identidade e na criação do mundo da criança leitora.

Paulo Fernandes é professor, palestrante, escritor e contador de histórias
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Mas, será que as produções literárias abrangem todas as crianças? Como acontece a construção da identidade? Na coluna de hoje trarei alguns apontamentos sobre essas questões.

A Família, principalmente os pais, são os primeiros modelos de identificação das crianças, os valores e conflitos presentes no universo interno dos pais normalmente são reproduzidos nos filhos.

É importante ressaltar que o processo da construção de identidade ocorre gradativamente maneira dinâmica e conta com as experiências, sentimentos e vivências próprias, além é claro da interação com o outro, com o meio e com a cultura em que a criança está inserida.

Ainda que a construção da identidade se constitua, fundamentalmente na infância, a mesma se completa na adolescência e para além dela.

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E como a literatura pode influenciar na construção da identidade? É o que veremos.

O crítico literário Antônio Cândido afirmava que “Os valores que a sociedade preconiza, ou os que considera prejudicais, estão presentes nas diversas manifestações da ficção, da poesia e da ação dramática. A literatura confirma e nega, propõe e denuncia, apoia e combate, fornecendo a possibilidade de vivermos dialeticamente os problemas.”

Ainda de acordo com Antonio Candido, a literatura tem um papel transformador da personalidade. E neste sentido podemos dizer que a obra literária infantil será importante na construção da identidade.

Ao entrar em contato com a obra literária, a criança irá se deparar com universo da imaginação, personagens com os quais irá se identificar e situações com as quais poderá contribuir para subjetividade e consequentemente atuarão para resolução de conflitos da criança.

Será que a literatura infantil produzida contempla crianças de todas as raças e etnias?

Quando pensamos no Sec. XXI, podemos afirmar que há sim obras literárias infantis sendo produzidas para todas as crianças, no entanto muitas vezes estas obras não chegam até elas e os motivos são os mais variados.

A família é a principal responsável pela formação da criança leitora e cabe a escola a complementação desta formação com ações que promovam a leitura prazerosa e crítica das crianças.

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Ainda hoje, muitas escolas impedem as crianças de acessarem, por exemplo, a literatura afro-brasileira, mas ressalto aqui que isso ocorre na maioria das vezes por desinformação e preconceito de parte da sociedade e pasmem, contando até mesmo com aval de algumas secretarias de educação.

Mas o que fazer diante disso? Acredito que uma sociedade só se constrói com a diversidade e pluralidade, contribuindo assim para construção da identidade individual e coletiva do povo. Neste sentido é preciso que o conhecimento seja cada vez mais valorizado e levado ao alcance de todos com ações propositivas.

E você, o que pensa? Vamos conversar?

Até semana que vem!

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