Do luto à luta – criando filhos reais

Do luto à luta – criando filhos reais – (por Deise Dias)

Em uma gravidez, os pais têm sonhos. O filho é idealizado pelos pais como uma pessoa bem-sucedida e feliz.

Eles não imaginam que estão gerando alguém que será um viciado, um marginal ou uma criança com problemas de saúde ou de caráter. No imaginário, o filho se destaca pela inteligência, doçura e educação.

Dias de Souza é psicanalista, mestra em psicologia pela UFMG Rua Jacutinga, 567, Padre Eustáquio // Blog www.deisedias.com.br Instagram @deisediaspsi facebook: deise.dias.507 facebook: psicanalisedeisedias

Saber que o ideal não irá se concretizar porque a criança tem uma deficiência física ou mental pode representar a abertura de um abismo e gerar dor. É importante enxergar além do obstáculo e iniciar a jornada da superação. Os pais precisam de apoio para que possam se reestruturar internamente e seguir no planejamento de um futuro para seu filho.

A criança precisa trabalhar seus sentimentos e situações difíceis que surgem ao longo do seu desenvolvimento, e a psicanálise tem recursos a oferecer.

Para os pais, a psicanálise também contribui, pois nem sempre é possível perceber o quanto a imagem acalentada do filho ideal impede que enxerguem o filho real com suas características e dificuldades, seus limites e suas potencialidades, suas demandas e necessidades.

Questões surgem: um filho é capaz de satisfazer os desejos dos pais? É justo um filho vir ao mundo  com a tarefa de fazer outra pessoa feliz? Se todo sujeito tem problemas e desafios a serem superados, uma criança com autismo, psicose, deficiência, síndromes ou dificuldades também terá os seus.

Os pais precisam entender o significado de cada um dos planos e projetos que fizeram para enfrentar os desafios e oferecer dignidade para o filho.

Clique aqui para ler outras notícias da psicanalista Deise Dias

O tratamento integral é fundamental para o processo da criança, pois a saúde mental dos pais contribui para sua própria.

Afinal,  juntos, somos mais fortes!