E.E. Cristiano Machado: arte de ensinar a vida

E.E. Cristiano Machado: arte de ensinar a vida –

Não há como duvidar: é mesmo de encher os olhos… O painel grafitado pelos alunos da Escola Estadual Cristiano Machado, num projeto em parceria com estagiários da PUC Minas, deu mais que nova roupagem à parede do pátio da instituição de ensino, uma das mais antigas do bairro Padre Eustáquio.

 

Por trás dos coloridos desenhos, mensagens que valorizam tanto o convívio familiar quanto o da comunidade com a Cristiano Machado. O painel faz parte de uma das quatro oficinas realizadas na escola e organizadas pelos universitários.

 

Ezequiel e Sara: escola é o segundo lar dos alunos. Foto: Paulo Henrique Lobato

 

A parceria rendeu frutos aos dois lados. Os estudantes da escola pública, por exemplo, ganharam ensinamentos por meio da arte e de conceitos de cidadania. Já os universitários ficaram mais perto da realidade de um mercado de trabalho que os aguarda fora dos muros da PUC Minas.

 

“Com base em questionários aplicados anteriormente, os estagiários montaram um plano de trabalho. Concluíram que as oficinas são importantes ferramentas para aprendizagem e organizaram quatro: grafite, circo, fotografia e simulação de um colégio eleitoral”, contou a diretora da Cristiano Machado, Jeane Pereira Dornelas Albuquerque.

 

A curiosidade aumentava entre alunos e professores à medida que os desenhos ganhavam forma. O que parecia ser uma xícara, por exemplo, foi o contorno do rosto de um garoto grafitado com o pensamento na educação. No entorno da pintura, palavras como parceria, carinho, amizade etc.

 

 

A aluna do 6º ano Sara Patrícia dos Santos, de 13 anos, acompanhou tudo de perto. E fez questão de contar a satisfação em ter participado das atividades. Sorridente, elogiou a arte do grafite e ressaltou o quanto uma parede antes sem graça se transformou num grande quadro para ser admirado por alunos e servidores.

 

“Nós nos divertimos bastante. Ficamos ainda mais próximos da escola”, disse a menina. Ezequiel Felipe Sérgio de Paula, de 12 anos, aguarda com entusiasmo a próxima edição da parceria com a universidade. “As atividades foram interessantes e beneficiaram a todos nós. Foram um aprendizado para mim, meus amigos de classe…”.

 

 

Já a oficina de fotografia resultou num varal com imagens da Cristiano Machado. Batizada de “Eu escola”, a mostra sintetiza a relação dos alunos com o ambiente e as novas formas possíveis de enxergar o lugar a que eles pertencem. A ideia do trabalho foi destacar uma diversidade na instituição pública.

 

Aliás, atividades que aproximam a comunidade da Cristiano Machado e ressaltam valores da cidadania são constantes na escola. Em 20 de novembro passado, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra, estudantes e servidores fizeram uma caminhada pelo bairro em defesa da igualdade racial.

 

 

Levaram cartazes e faixas para lembrar à sociedade que o racismo não contribui para uma sociedade justa. Uma das mensagens dizia: “De mãos dadas contra o preconceito”. Outra ressaltou: “Seu cabelo é macio, achei que fosse duro! Frases racistas NÃO!”.

 

 

 

 

 

 

 

Você poderá gostar de ler também:

Escola Cristiano Machado de mãos dadas com a ciência e a cultura.

Os grafites que dão charme aos muros do Padre Eustáquio e Carlos Prates.

Confira vagas de emprego no Padre Eustáquio.