Uma só torcida pela Apape!

Atlético, Cruzeiro ou América. Não importa o time do seu coração quando está em jogo a solidariedade pela Associação dos Pais e Amigos de Pessoas Especiais (Apape), entidade sem fins lucrativos que abriga 10 autistas numa casa no Carlos Prates (rua Cambuquira, 489) e outras oito pessoas com deficiência intelectual num imóvel no Padre Eustáquio (Coronel Júlio Murta, 48).

A Apape faz um importante trabalho de caridade desde quando foi fundada, em 2004. São “13 anos alimentando sonhos”, como diz o slogan da entidade. Em ambos os imóveis, funcionários dedicados não medem esforços para repassar carinho, paciência e alegria ao grupo de meninos e meninas que dependem de assistência 24 horas.

A tarefa de manter os imóveis abertos não é tão fácil como muita gente pode imaginar. A instituição recebe repasses mensais da prefeitura de Belo Horizonte, contudo, o recurso é insuficiente para custear as despesas das residências: aluguel, medicamento etc. Por isso, a instituição depende de doações e receitas obtidas em eventos como bazar e jantar solidário.

Uma das próximas estratégias para levantar verba é a rifa que irá sortear camisas do América, Atlético e Cruzeiro.

Você pode ajudar? Cada rifa custará apenas R$ 1. Mas há um problema. Por enquanto, a Apape conseguiu apenas uma camisa de treino do Coelho. Faltam a do Galo e a da Raposa. “Estamos na esperança de as peças serem doadas. Quem sabe as diretorias dos clubes podem nos ajudar? Ou algum empresário?”, desejou o assistente social Walter Nunes.

A Apape também concentra esforços no próximo bazar, em 9 de dezembro, a partir das 9h, na Cambuquira 489. “Vamos oferecer ao público roupas, calçados, acessórios…”, acrescentou o assistente social.

Ele conta que a comunidade pode ajudar os residentes de outra forma. Trata-se do projeto Aconchegar Amigo Cuidador, que será lançado em breve. Quem adianta alguns detalhes é o próprio Walter: “A proposta é trazer a comunidade para participar da vida dos acolhidos. Na prática, é como se a pessoa fosse um padrinho deles. Por exemplo: o interessado pode vir aqui e passar uma tarde com um acolhido. Também pode levá-lo para um passeio”.

“Vai ser um projeto bem legal e de grande importância para os residentes”, acrescentou Sônia Ribeiro Souza, uma cuidadora de idosos que mora no Carlos Prates e trabalhou quase 2 anos na casa da Cambuquira. Dona de um coração cheio de solidariedade, Sônia não mede esforços para ajudar os meninos e meninas acolhidos pela Apape. “Nem todos aqui, infelizmente, têm família. A família deles é a gente”.

COMO AJUDAR A APAPE?
3324-3205 (unidade Carlos Prates, falar com Walter ou Cleiton)
3568-6102 (unidade Padre Eustáquio)

Você pode fazer doações com depósito em conta: Banco Itaú / agência 3158 / conta corrente 68053-2

Se preferir, a doação pode ser via débito na conta de luz, mais detalhes ligue e telefone da casa no Carlos Prates ou mande um email para serviço.social@apapebh.org.br.