Ufa! Enfim rua Padre Eustáquio recebe novo asfalto

As incontáveis reclamações de motoristas, cansados com os defeitos no asfalto da rua Padre Eustáquio, surtiram efeito. A prefeitura irá concluir o recapeamento dos 3,1 quilômetros do corredor, da avenida Nossa Senhora de Fátima à rua Vila Rica, até o fim de setembro.

Costela em frente à paróquia São Francisco das Chagas, no Carlos Prates, está com dias contados. Foto: Paulo Henrique Lobato

A obra começou na sexta-feira passada (18/08), mesma data em que o portal www.jornaldopadreeustaquio.com.br foi informado, equivocadamente pela própria prefeitura, de que não havia prazo para início do recapeamento. Na terça-feira seguinte (22/08), a prefeitura se desculpou do erro.

Reparado o equívoco, o engenheiro Maurício Cangussu, gerente de Manutenção de vias públicas da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), esclareceu que a intervenção custará R$ 1.519.750,42. Para não prejudicar o trânsito, já sobrecarregado numa rua estreita, máquinas e operários trabalham das 23h às 5h.

Obra terminará em setembro. Foto: Paulo Henrique Lobato

A nova roupagem eliminará buracos, rachaduras e várias costelas que tomaram conta de quase todo trecho do corredor. Boa parte dos defeitos na pista foi causada pela circulação de veículos pesados – mais de 20 linhas de ônibus trafegam diariamente na via. Tanto que a maioria das costelas se formou em pontos de coletivos, principalmente, no Carlos Prates.

“A pavimentação está sendo possível por causa de um financiamento conseguido pela administração municipal junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) no valor de R$ 16 milhões. Ao todo serão 35,5 quilômetros de vias recuperadas em todas as nove regionais da cidade”, completou o engenheiro.

Além da Padre Eustáquio, a região será beneficiada com a recuperação da Rio Pomba, onde o asfalto também clama por socorro. A obra começará no próximo mês. Outra via que receberá parte do investimento liberado pelo BDMG é a Ivaí. “A previsão é terminar as intervenções antes do início do período chuvoso, em novembro”, acredita Cangussu.