Trânsito no Padre Eustáquio terá grandes mudanças (parte 2)

Trânsito no Padre Eustáquio terá grandes mudanças (parte 2) –

Exclusivo: a segunda etapa do pacote de intervenções para melhorar o tráfego de veículos no bairro e ao mesmo tempo garantir segurança aos pedestres contará com um par de semáforos no cruzamento da Vila Rica com a Jacutinga, pondo fim a um dos principais gargalos no trânsito da região, e transformará seis ruas de mão dupla em sentido único. Esta fase ainda prevê alteração no itinerário da linha 9412.

Cruzamento da Jacutinga com Vila Rica será semaforizado. Foto: Paulo Henrique Lobato

O pacote de intervenções está orçado em R$ 700 mil e será implantado em três fases. A primeira, prevista para sair do papel em 23 de novembro, foi divulgada pelo portal de notícias www.jornaldopadreeustaquio.com.br na segunda-feira passada. Clique aqui para ler.

A segunda fase começará em 7 de dezembro. A instalação de semáforos na Vila Rica com Jacutinga é reivindicação antiga da comunidade: o intenso fluxo de carros, moto e ônibus causam um nó no cruzamento e longas filas se formam em ambos corredores.

Desta forma, quem mora nos quarteirões próximos têm dor de cabeça para guardar ou retirar o carro da garagem. Já quem precisa passar pelo trecho, sobretudo nos horários de pico, precisa de paciência. O risco de acidentes é alto, pois condutores afoitos e imprudentes invadem a contramão da Jacutinga na ansiedade de chegarem rapidamente à Vila Rica.

“É um ponto crítico que estamos nos esforçando para garantir melhorias a motoristas, passageiros e pedestres. Este pacote de obras é um grande ganho para a comunidade. Estou empenhado em conseguir outras melhorias, acredito, no início do ano que vem. Mas vou aguardar a confirmação da BHTrans para anunciá-las”, disse o vereador Orlei.
Foi a partir de negociações do parlamentar com o prefeito Alexandre Kalil que a empresa que gerencia o trânsito na capital bateu o martelo para que o pacote de mudanças saísse do papel. Orlei adianta que, além dos semáforos no movimentado cruzamento, a segunda etapa terá outra intervenção importante no mesmo trecho.
Trata-se da alteração do itinerário do 9412. As primeiras semanas da nova rota servirão como uma espécie de ensaio e, se tudo der certo, os ônibus da linha não passarão mais naquela esquina (veja mapa). A linha azul é o atual itinerário. A verde será a nova rota.
Os coletivos têm dificuldade em concluir a conversão da Jacutinga para a Vila Rica, devido ao grande número de veículos.
Além dos semáforos e da alteração do itinerário do 9412, seis vias deixarão de ser mão dupla na segunda fase do projeto. Confira os trechos que passarão a ter sentido único:
1) Anchieta, da Aquidaban para a Riachuelo,
2) Henrique Gorceix, da Coronel José Benjamim para a Vereador Geraldo Pereira,
3) Costa Sena, da Vereador Geraldo Pereira para a Coronel José Benjamim,
4) Francisco Bicalho, da Coronel José Benjamim para a Vereador Geraldo Pereira,
5) Progresso, da Vereador Geraldo Pereira para a Aquidaban,
6) Itororó, da Anchieta para a Vila Rica,
A reportagem sobre a terceira e última etapa será publicada na sexta-feira (10/11). Até lá, você poderá gostar de ler também as seguintes notícias relacionadas a este tema: