Sukão, quase meio século de tradição

Donos de sorrisos que dão gosto ver, Priscila Rezende e Henrique Silva atravessam a rua Padre Eustáquio com frequência para se refrescarem do calor no Sukão, tradicional estabelecimento do bairro, fundado em 1972 em frente a um dos cartões-postais da região, o conjunto de palmeiras imperiais na esquina com a Costa Sena.

Priscila e Henrique saboreiam o detox. Crédito: Paulo Henrique Lobato

A diversificada cartela de sucos naturais, um dos carros-chefes do Sukão, é o que atrai o casal, sobretudo, no verão. São cerca de 40 sabores. Diante de tanta opção, Priscila e Henrique ficam pensativos. Na última visita à lanchonete, optaram pelo detox, cujos ingredientes ajudam na queima de calorias.

“E é uma delícia”, garante Priscila, cliente antiga. “Da época em que a paisagem do bairro era diferente. No quarteirão em frente, por exemplo, não havia tantas lojas”, recorda ela. O crescimento da população no Padreco não fez surgir apenas construções. O tempo transformou o próprio Sukão. E para melhor.

Lanchonete é referência no bairro

A primeira grande guinada foi em 1996, quando a família do fundador negociou a lanchonete para duas jovens. Ambas tinham vinte e poucos anos e causaram desconfiança se estavam preparadas para assumir a lanchonete. Uma delas é Viviane Azevedo. Por quase uma década, ela dividiu a missão de tocar a empresa com outros sócios. Desde 2005, quando cursava o quarto período de Administração, passou a ser a única proprietária do Sukão.

Deu muito certo. De lá para cá, Viviane implantou ideias, valorizou mais o esforço dos colaboradores, ampliou o horário de funcionamento da lanchonete e diversificou o leque de produtos. Resultado: a empresa se tornou referência no bairro. A próxima novidade será o lançamento de sanduíches com hambúrgueres naturais.

Mas os tradicionais alimentos continuam com o mesmo sabor que garantiu fama ao Sukão. No verão, além dos sucos naturais, a casa registra boa saída de sorvetes, banana split e sanduíche natural. No inverno, boa dica é o trio de caldos: feijão, mandioca e holandês, nome que remete à terra natal do beato Eustáquio.

“Em qualquer época do ano, as massas também tem boa saída, como espaguete a bolonhesa, nhoque, capelete, penne ao molho branco…”, sugere dona Graça, uma das colaboradoras do Sukão. O estabelecimento ainda atende delivery.

Serviço: Endereço: Rua Padre Eustáquio, 2737 // Telefone: (31) 3462-5161

Você poderá gostar de ler também:

Saiba como nasceu a Pedrinho Baby Kids