O Padre Eustáquio é a Espanha? E o Carlos Prates, a Eslovênia? Já o Caiçara, a República Tcheca?

Professores e alunos do curso de pós-graduação em comunicação social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) fizeram uma brincadeira curiosa: se o seu bairro fosse um país, qual seria? O estudo avaliou que o Padre Eustáquio seria a Espanha. Já o Carlos Prates, o Coração Eucarístico e o Minas Brasil seriam a Eslovênia. O Caiçara, por sua vez, a República Tcheca. O que você acha disso?

Em resumo, o trabalho foi feito da seguinte forma: mestres e estudantes pegaram o chamado Índice de Desenvolvimento Humano Médio (IDHM) dos bairros da capital mineira, que mede dados como renda, trabalho e expectativa de vida. O IDHM oscila de zero a um e quanto maior, menor é a desigualdade social e econômica da área analisada.

De posse dos dados, professores e alunos pegaram o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países. O IDH também oscila de zero a um e leva em conta expectativa de vida, renda, trabalho etc. Na prática, portanto, o grupo da UFMG comparou o indicador dos bairros de BH com os dos países.

Padre Eustáquio: de algumas ruas do bairro, moradores avistam a Serra do Curral

Dessa forma, o Padre Eustáquio obteve IDHM de 0,885, quase semelhante ao da Espanha, cujo IDH de 0,884, país que ocupa a 27ª posição no ranking internacional com menor desigualdade social.

Já o IDHM do Carlos Prates, o do Coração Eucarístico e o do Minas Brasil são de 0,890, o mesmo da Eslovênia, nação que está duas posições acima da Espanha.

Minas Brasil: praça Capela Nova é ponto de encontro dos moradores

A região do alto Caiçaras registrou IDHM de 0,874, pouco abaixo do IDH da República Tcheca (0,878), a 28ª nação na lista internacional.

Os cinco bairros têm IDHM maior do que a média de BH, que é de 0,810.

É bom deixar claro que o estudo da UFMG é apenas uma brincadeira. Não se pode comparar o indicador dos bairros da cidade com o dos países, pois a metodologia usada para o cálculo de um é bem diferente da do outro. Entretanto, por trás da brincadeira, o trabalho teve objetivo de chamar atenção do poder público para a desigualdade social e econômica entre regiões de uma mesma cidade.

Casa no Carlos Prates. O bairro seria a Eslovênia?

A título de curiosidade, o topo da lista entre os bairros da capital é ocupado pelo Santo Agostinho (0,955), cujo IDHM é superior ao IDH da Noruega (0,944). O menor IDHM em BH é o de 0,617, obtido por algumas vilas, como a do Índio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *