Puts!!! Você precisa conhecer esta galera da bike

Que tal conhecer a arquitetura, as praças e as paisagens dos bairros Dom Cabral, Coração Eucarístico, Minas Brasil, Padre Eustáquio e outros da região num agradável passeio noturno de bike? Se sua resposta for sim, você precisa conhecer o Puts, sigla para Pedal Urbano das Terças, formado por dezenas de homens e mulheres de diferentes idades e classes sociais.

foto facebook François Leo

O grupo foi criado em abril de 2014 sob a filosofia de que o morador pode conhecer bem melhor a cidade em que vive se percorrê-la numa bicicleta. E você não precisa ser um ciclista profissional para participar. Aliás, os passeios seguem num ritmo em que todos, independentemente do tempo em que pedalam, possam observar a capital de forma prazerosa.

“Como é um passeio urbano, cada noite uma pessoa lidera o grupo. Este ciclista fica à frente de todos e ninguém pode ultrapassá-lo. Temos ainda uma bicicleta para duas pessoas, para levarmos, se for o caso, um deficiente. O ritmo, portanto, é o mais fraco. O passeio dura, em média, 2 horas e é gratuito”, explica François Leonardo da Silva, de 43 anos, fundador do Puts.

Morador do Dom Cabral, François é professor de tecnologia da bicicleta no colégio Rudolf Steiner, em Nova Lima (Grande BH). “Me tornei mecânico de bicicleta com 12 anos de idade”, recorda. É da porta da oficina-moradia dele, em frente ao número 25 da Praça da Comunidade, que os ciclistas começam os passeios. O itinerário é decidido na hora.

Passeio noturno para conhecer melhor a cidade. Foto divulgação

Mas o Puts também surgiu com importantes missões, como incentivar os passeios de bike como uma ferramenta para o bem estar e a saúde, estimular o uso da magrela numa sociedade cada vez mais ávida por automóveis e conscientizar motoristas de que o ciclista tem de ser mais respeitado no trânsito da capital.
“Depois que a gente montou o grupo, percebemos respeito. É muito legal conquistar este espaço entre os carros e ônibus. Eles têm de manter do ciclista uma distância de 1,5 metro”, ensina François, acrescentando, contudo, que ainda há muitos condutores de veículos mecanizados que agem em desrespeito às leis de trânsito. Não e difícil, explica ele, ver algum carro estacionado em ciclovias.
Mas ele manifesta sua opinião sobre as ciclovias: “São mais interessantes para as pessoa que estão começando ou crianças. O ideal é que tivéssemos ciclofaixas”, defende. Além dos passeios, a galera do Puts abraça projetos sociais, como o Pedal Solidário, no qual arrecada agasalhos para a população carente.
Embora o passeio noturno seja urbano, parte da turma também curte um pedal entre as montanhas. François, por exemplo, é competidor profissional de mountain bike desde 1993. Em 2010, ficou em segundo lugar na Copa Mountain Bike Up Hill, no bucólico lugarejo de Piedade do Paraopeba, distrito de Brumadinho. No ano seguinte, foi vice na Copa Mountain Bike BH. Também em 2011, terminou a tradicional prova dos Inconfidentes, em Itabirito, na quinta colocação.
Que desejar passear com a turma do Puts em BH ou nas montanhas pode entrar em contato com Francois pelo (31) 99198-9363.

Érica Boscatte, fisioterapeuta, ensina postura correta numa bike

Antes, porém, sugerimos que veja o curto vídeo da fisioterapeuta Érica Boscatte, que ensina dicas de pilates para que seu passeio numa bike siga postura correta. Além do vídeo, clique aqui e leia a coluna desta competente profissional, que faz atendimento em domicílio.
Clique aqui para ver o vídeo: