Presentes para o Padreco nos 120 anos de BH

Dentro das comemorações dos 120 anos de Belo Horizonte, o Padre Eustáquio ganhou, nesta terça-feira (12/12), importantes presentes para aliviar um imenso gargalo no trânsito do bairro. Entraram em operação os semáforos nos cruzamentos das ruas Jacutinga e Vila Rica.

Semáforos chegam à Vila Rica com Jacutinga. Foto: divulgação/gabinete vereador Orlei

Os equipamentos fazem parte da segunda etapa do pacote de alterações no trânsito do bairro, dividido em três fases e orçado em R$ 700 mil. O primeiro conjunto de mudanças saiu do papel em 23 de novembro, com destaque para ruas que deixaram de ser mão dupla para terem sentido único.

 

Já a terceira fase será implantada nos próximos dias. Ambas notícias foram publicadas com exclusividade pelo site www.jornaldopadreeustaquio.com.br.

 

O semáforo na Jacutinga com Vila Rica, onde constantes filas de veículos se formam nos dias úteis, é reivindicação antiga de motoristas. A chuva, entretanto, adiou a pintura das faixas de pedestres no cruzamento. O trabalho será retomado nos próximos dias. (a reportagem continua abaixo da propaganda)

 

A instalação dos equipamentos veio com outra mudança importante para aliviar o tráfego no local: a alteração do itinerário da linha 9412. Os coletivos enfrentam dificuldade em fazer a conversão da Jacutinga para a Vila Rica, o que acaba embaralhando ainda mais o trânsito. A alternativa foi definir novo trajeto. Veja mudança no mapa. A linha azul é o ex-itinerário. A verde, a nova rota.

 

Além dos semáforos e da alteração do itinerário do 9412, seis vias deixarão de ser mão dupla na segunda fase do projeto:

1) Anchieta, da Aquidaban para a Riachuelo,

2) Henrique Gorceix, da Coronel José Benjamim para a Vereador Geraldo Pereira,

3) Costa Sena, da Vereador Geraldo Pereira para a Coronel José Benjamim,

4) Francisco Bicalho, da Coronel José Benjamim para a Vereador Geraldo Pereira,

5) Progresso, da Vereador Geraldo Pereira para a Aquidaban,

6) Itororó, da Anchieta para a Vila Rica,

 

As mudanças no trânsito foram definidas pela BHTrans depois de o vereador Orlei levar à prefeitura demandas dos moradores do bairro. “Fizemos reuniões e a BHTrans fez um estudo do que poderia ser feito este ano. Para 2018, novas mudanças ocorrerão”.

Você poderá gostar de ler também:

Primeira fase das mudanças no trânsito do Padreco

Terceira fase das mudanças no trânsito do bairro

Ônibus terão faixa preferencial no Carlos Prates e Padre Eustáquio

Motos terão preferência na região

Faixa Azul chega ao Padre Eustáquio, 50 anos depois de criado por lei em BH