Pelo bem do Padre Eustáquio, você não pode faltar

Quando comunidade e Polícia Militar são grandes parceiras, todos ganham. Por isso, por mais que o seu dia seja corrido, programe-se para ir ao salão nobre do Santuário Saúde e Paz (igreja Padre Eustáquio), às 19h de 7 de novembro, para uma reunião entre moradores, comerciantes e o comando da 9ª companhia, responsável pelo bairro. Mas atenção: não será um espaço para depoimentos pessoais. Tampouco para relatos de casos isolados.

“Objetivo é o posicionamento coletivo, baseado em acontecimentos constantes”, adianta o tenente Rocha, organizador da reunião.O oficial assumiu a chefia do setor Padre Eustáquio na 9ª cia em dezembro de 2016. Dez meses depois, os chamados crimes violentos, como roubos e homicídios, caíram 20% em relação ao mesmo intervalo do ano passado.
Mas os militares sabem que ainda há longo caminho a ser percorrido, pois, por questão de localização geográfica, o bairro continua alvo de bandidos especializados em surrupiar veículos. Por isso, os policiais ressaltam que o encontro em novembro será uma importante oportunidade para orientar a população a se prevenir e manter a curva da criminalidade em queda.

9ª cia: responsável pelo Padre Eustáquio

O tenente Rocha e o major Fraga, o comandante-chefe da 9ª cia, receberam o portal de notícias www.jornaldopadreeustaquio.com.br para um bate-papo sobre a futura reunião. A título de esclarecimento, o major responde pela unidade, que tem a missão de policiar 14 bairros, os quais são reunidos em quatro setores. Todos chefiados por um tenente: Padre Eustáquio (compreende apenas o bairro), Carlos Prates (apenas ao bairro), Caiçara (o bairro e outros, como o Adelaide) e Coração Eucarístico (o bairro e outros, como Minas Brasil e Dom Cabral).
“Muitas iniciativas são fundamentais para evitar que o crime ocorra. Uma delas é o cuidado quando a pessoa for entrar com o carro na garagem. Sempre observe se há indivíduos suspeitos no entorno. Notando a presença de algum, dê a volta no quarteirão e acione o 190”, orientou o major.
O oficial destacou ainda: “Não pare o carro em local ermo”. Apesar de o conselho ser bastante divulgado, o major conta que, constantemente, se depara com motoristas estacionados em locais ermos. Trata-se, explica ele, sobretudo de condutores de aplicativos de transporte de passageiros: “Muitos deitam o banco e manuseiam o telefone celular enquanto aguardam chamado para corrida. Da mesma forma que eu os abordo, orientando-os a irem para lugar mais seguro, um bandido também pode se aproveitar da situação”.
Atenção redobrada também para quem vai entrar no carro estacionado em via pública. Quem alerta é o tenente Rocha: “Há poucas semanas, uma senhora foi em direção ao próprio veículo e percebeu dois rapazes em atitudes suspeitas. Ainda assim, abriu o veículo. Foi rendida pela dupla. Entretanto, a PM foi acionada rapidamente e conseguimos fazer o cerco e deter os rapazes alguns quilômetros adiante, recuperando carro e pertences”.
Aliás, o major e o tenente ressaltam que acionar a PM o mais rapidamente possível faz uma grande diferença na missão de localizar e prender autores. A lógica dos oficiais é a seguinte: quanto mais tempo a vítima demorar para acionar o 190, maior é o tempo de fuga do criminoso. Antes mesmo de postar um fato nas redes sociais criadas para a prevenção da criminalidade, telefone para a corporação. Se por algum motivo não conseguir falar com o 190, telefone para a 9ª cia. Anote o número na agenda: 3036-1200.Em seguida, como parte de um processo coletivo, poste informações objetivas em grupos criados especificamente para segurança pública.
“As medidas de segurança no bairro estão em constante transformação e melhoria. E isso é possível pelos estudos de estatísticas sobre crimes no Padre Eustáquio, direcionando assim as estratégias; bem como pela participação crescente da comunidade com sugestões, solicitações e reclamações. Nós, cidadãos, também somos responsáveis pela segurança pública. Por isso, a vigilância e a prevenção são também nossa parte. Precisamos contribuir. E as redes de segurança no WhatsApp são parte desse processo. Porque cada membro é uma câmera viva”, concluiu Vanessa Freitas, coordenadora das quatro redes de segurança criadas no Zap para a comunidade do Padre Eustáquio.
Inscreva-se também em nosso canal no Youtube, onde você poderá assistir vídeos como o da passeata dos moradores dos bairros Padre Eustáquio, Carlos Prates, Caiçara, Minas Brasil e Coração Eucarístico contra a possibilidade de o governo do estado substituir algumas companhias da PM por bases comunitárias.