Paraíso no Caiçara

A aposentada Mônica Gonçalves, de 66 anos, está sempre à disposição de uma boa prosa, principalmente se a conversa for em um dos seus locais preferidos: o Parque Ecológico e de Lazer do Bairro Caiçara, onde ela, diariamente, aproveita o passeio para se exercitar na academia a céu aberto.

“É um lugar maravilhoso. Faço os exercícios ouvindo o canto dos pássaros. Quer coisa melhor no meio desta selva de pedras?”, questiona dona Mônica, moradora do bairro há 38 anos. Ela viu o Caiçara se desenvolver e se tornar um dos principais territórios de Belo Horizonte.

Mônica Gonçalves gosta de fazer exercícios ouvindo o canto dos pássaros. Foto: Paulo Henrique Lobato

Mas o que dona Mônica gosta mesmo é de passear no parque. A área, de 11.500 metros quadrados, foi criado em 1996 no terreno que um dia foi a Fazenda Engenho Nogueira. É lá que nasce o córrego Cascatinha, afluente do Engenho Nogueira, um dos tributários do Rio das Velhas, que deságua no Velho Chico.

O parque é protegido por vegetação de mata ciliar e conta com espécies nativas, entre elas açoita-cavalo, cedro, ingá, jequitibá e louro pardo. A fauna é outro espetáculo: aves como bico-de-lacre, pica-pau, rolinha e sabiá, além de pequenos mamíferos, sobretudo, micos e gambás.
“Coisa bonita de se ver”, recomenda a aposentada. Dona Josy Souza, de 53 anos, é outra frequentadora assídua do local. Ela também se recorda da época que a região era uma fazenda. Já adulta se mudou para o Rio de Janeiro. Retornou ao Caiçara há quase duas décadas e não pensa em sair mais.

Josy Souza voltou do Rio de Janeiro para não sair mais do Caiçara. Foto: Paulo Henrique Lobato

“Hoje mesmo eu estava pensando com meus botões: ‘Como é bom viver no meio da natureza’. É um lugar mágico!”, reforçou enquanto observava o platô de madeira que possibilita aos visitantes desfrutarem da vista do Cascatinha.

Mas o local oferece diversas outras atrações, como brinquedos para crianças e campo de futebol de areia. A variedade de flores também encanta quem passa por lá. Logo na entrada, as margaridas atraem olhares. “Vale muito a pena conhecer o local”, convida Josy.
A menos de dois quilômetros de lá, contudo, outro parque clama por socorro. Trata-se do , que foi tema de reportagem deste portal. Clique aqui para ler.
SERVIÇO:
Rua Tico-Tico, 100 – Caiçara
(31) 3277-8545
Aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 18h
Entrada: gratuita