Padre Eustáquio: 75 anos de saudades!

Lá se vão sete décadas e meia de saudades! Assim como em todo mês de agosto, a fé em Padre Eustáquio (1890-1943) irá atrair uma multidão de romeiros ao Santuário dos Sagrados Corações. Entre eles o responsável pelo processo de canonização do beato no Vaticano, padre David.

A festa em homenagem à memória do religioso começará com novena e barraquinhas a partir de 21 de agosto. Às 18h do dia 25, haverá missa com os voluntários conhecidos por eustáquios e eustáquias. No dia seguinte, às 10h, missa e procissão (reportagem continua abaixo da foto).

Padre Eustáquio em frente à capela Cristo Rei. Foto: Santuário dos Sagrados Corações / divulgação

O auge da programação será em 30 de agosto, quando a morte do beato completará sete décadas e meia. Missas às 6h, 7h, 8h, 10h, 12, 14h, 16h, 18h e 20h.

As homenagens continuarão em setembro. Quem explica é o pároco Vinícius: “Às 15h do dia 1º, ocorrerá a missa dos enfermos e, às 9h de 2 de setembro, Caminhada da Saúde e da Paz”.

A caminhada será do santuário dos Sagrados Corações, templo idealizado pelo beato, até a capela Cristo Rei, na esquina das ruas Cornélio Cerqueira e Itamarati (próximo ao aeroporto Carlos Prates).

Muitos fiéis não sabem, mas era naquele pequeno templo, com duas palmeiras imperiais na entrada e com uma bela vista para a Serra do Curral, que Eustáquio celebrava as missas. Padre David, o religioso que virá do Vaticano, irá ao local (reportagem continua após a foto).

Padre Vinícius é o responsável pela causa de canonização no Brasil. Foto: divulgação

Mas a presença dele na festa não virá acompanhada de uma notícia esperada pela multidão: ainda não será desta vez que o beato Eustáquio será canonizado. Para que isso ocorra, um novo milagre atribuído por interseção de Eustáquio precisa ser reconhecido pelo Vaticano.

“Há alguns sendo analisados, mas não há previsão de quando serão reconhecidos”, disse padre Vinícius, que é o responsável pelo processo de canonização do beato no Brasil.

O milagre que beatificou Padre Eustáquio foi a cura de um câncer num devoto. A beatificação, em 30 de agosto de 2006, lotou o estádio Mineirão. Os fiéis não se esquecem daquela tarde, entre eles o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil.

O político contou com exclusividade ao Jornal do Padre Eustáquio como o beato curou a constante dor de cabeça que o pai sofria (veja vídeo): “Papai tinha muitas dores de cabeça e um dia Padre Eustáquio pôs as mãos na cabeça dele. Nunca mais meu pai teve a dor. Ele me transmitiu esta devoção. Quando meu pai morreu, fizemos a missa de sétimo dia (no santuário dos Sagrados Corações)”.

HISTÓRIA

Padre Eustáquio nasceu na Holanda, em 3 de novembro de 1890, e foi batizado Humberto van Lieshout. Fez votos de pobreza, castidade e obediência à Congregação dos Sagrados Corações. Cursou filosofia e teologia. Chegou ao Brasil em abril de 1925.

Foi servo de Jesus em paróquias do Triângulo Mineiro e do interior de São Paulo até abril de 1942, quando chegou a Belo Horizonte. A fama de milagreiro já era conhecida.

Para se ter ideia, o então prefeito da capital, Juscelino Kubitscheck, doou à paróquia o terreno onde foi construído o santuário dos Sagrados Corações após acreditar que sua família conseguiu um milagre atribuído ao padre.

Eustáquio, contudo, não viveu para ver a inauguração do santuário, Em 30 de agosto de 1943, fechou os olhos para sempre, vítima de uma picada de carrapato. Os restos mortais estão sepultados no santuário.

Gratidão

Imagens e quadros do beato estão presentes em dezenas de comércios do bairro. Cada um tem uma história de gratidão ao holandês. Em frente ao santuário, uma padaria foi batizada com o nome do europeu.

Jonas, filho do fundador, conta que o próprio Padre Eustáquio abençoou a construção do imóvel. Clique aqui para ler a reportagem completa.

Perto de lá, o casal Carlos Eduardo e Cristiane, donos da Usual, uma franquia da Hering, atribui a abertura da loja no bairro a Padre Eustáquio. Clique aqui para ler reportagem sobre o pedido dos dois ao beato.

E você? Tem uma história para contar sobre o beato? Que tal publicá-la no site? Envie-a para nosso email: noticiasdope@gmail.com.

A versão impressa do Jornal do Padre Eustáquio será publicada na próxima semana. Anuncie sua empresa nesta página. Mande um zap para 98477-7179.