Os quadrinhos e a Turma da Mônica

Paulo Fernandes – Olá, pessoal!

Os quadrinhos nascem como gênero em 1895. Foram criados pelo artista americano Richard Outcault. Bem antes, porém, foi publicada no Brasil, em 30 de janeiro de 1869, a primeira história em quadrinho pelo italiano radicado aqui, Angelo Agostini.

Paulo Fernandes é professor, palestrante, escritor e contador de histórias. (31) 99177-0771 Foto: Divulgação

As histórias em quadrinhos são um gênero textual utilizado para contar histórias e têm características que contribuem para a fácil compreensão dos textos. Isso porque utiliza linguagem mista, verbal e não-verbal, faz uso das onomatopéias, letras de tipos diferentes e possuem os elementos básicos de uma narrativa: enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho.

Em 2011 a 3a edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil apontou que 30% dos leitores no Brasil leem histórias em quadrinhos. Dado esse que as deixa à frente até mesmo de textos escolares, internet e de livros digitais, ficando abaixo apenas de revistas, livros, jornais e livros didáticos em número de leitores.

As H.Q fazem parte do universo infantil e adulto e auxiliam os pequenos em fase inicial de leitura, já que é uma linguagem que se aproxima muito da sua realidade. Muitas escolas fazem uso pedagógico dos quadrinhos, contribuindo assim no aprendizado dos conteúdos.

Clique aqui para ler outras colunas de Paulo Fernandes

No Brasil a história dos quadrinhos é rica e com muitos quadrinistas importantes desde o seu surgimento, mas o nome mais conhecido da criançada é o de Maurício de Souza, que há mais de 50 anos publica os quadrinhos da Turma da Mônica. Um sucesso que atravessa gerações.

Clique aqui para ler notícias da região

A turma da Mônica é uma série de histórias em quadrinhos originada em 1959 de tirinhas de Jornal e tinha como personagens principais Bidu e Franjinha, mas foi a partir dos anos de 1960 que surgiram Mônica e Cebolinha dando assim origem à identidade atual.

O primeiro gibi da Mônica foi originalmente publicado em maio de 1970 pela editora Abril, a princípio com o título “Mônica e sua Turma”. Essa publicação trazia na capa a Mônica levantando o carrinho em que Cebolinha está para auxiliar uma tartaruga em sua travessia.

As personagens das histórias, segundo Maurício de Souza, foram criados e batizadas em momentos diferentes e especiais.

Algumas curiosidades, o primeiro gibi do Cebolinha “ Tlemendas aventulas” foi publicado em 1973. Cascão ganhou revista própria em 1982, assim como o Chico Bento, Magali teve seu primeiro gibi em 1989 e em 2008 foi lançado turma da Mônica Jovem no formato mangá (quadrinhos japoneses).

As histórias da turma da Mônica contribuem muito para formação do leitor na infância e no aprendizado das crianças. Certamente você já leu algum gibi desta turminha e teve a oportunidade de se divertir e aprender.

Eu sempre que posso releio gibis da turma da Mônica e outras histórias em quadrinhos, já que muitos clássicos da literatura foram adaptados para essa linguagem. Você tem alguma história da turma da Mônica que não sai da memória?

Três histórias que eu gosto muito desta turma são: Cidadania; As Sombras da Vida com Piteco e Cascão e Cebolinha em ” Amizade ”. Claro que existem muitas outras histórias legais. Me diga, quais são as histórias da Turma da Mônica mais marcantes para você?

 

Hoje quero agradecer a Luísa Gonzaga Lacerda que sugeriu o tema abordado e que certamente é fã da Turma da Mônica. Você quer enviar uma sugestão? Então é só entrar em contato via e-mail lerecriarasas@gmail.com.

Até semana que vem.