Já é carnaval no Padre Eustáquio: “Vou ali e volto”

Ainda faltam mais de 100 dias para a maior festa popular do país, mas o Carnaval de 2018 já abriu alas no Padre Eustáquio. Os blocos aproveitam os finais de semana e feriados prolongados para ensaiar repertório e afinar a bateria. E a cada ano, grupos animados surgem por estas bandas.

Alegria com o bloco Vou ali e volto. Fotos: divulgação

O portal de notícias www.jornaldopadreeustaquio.com.br abre espaço para os blocos da região. Queremos apresentar aos leitores os grupos que espalham alegria por meio de artigos escritos pelos próprios integrantes e curtos vídeos gravados dos ensaios. Se você é organizador de um bloco, entre em e contato conosco pelo (31) 98477-7179. Será um prazer contar a história do grupo.

O primeiro texto foi escrito pelos integrantes do Vou ali e volto, que tem como mascote um caramujo. O personagem simboliza toda a pressa dos foliões em ver o carnaval passar rápido. #sqn

O bloco convida a todos para o ensaio na Praça Tejo, em frente ao aeroporto Carlos Prates, às 11h do domingo 29 de outubro.

“O bloco surgiu, em 2015, no intuito de reforçar laços comunitários e afetivos através das festividades tradicionais do carnaval. Tem como embrião os grupos de amigos e freqüentadores da praça Tejo, mais conhecida como praça do Aeroporto, no Padre Eustáquio. Momento que vai de encontro como o processo de ocupação dos espaços públicos e explosão de blocos de carnaval em BH.

São pilares essenciais para o bloco a ocupação dos espaços públicos, em especial a praça Tejo, o resgate do carnaval como processo popular e coletivo, a pluralidade e o combate a toda e qualquer discriminação, além da realização de ações sociais.

O bloco carrega no nome um retrato da espontaneidade, descontração, diversidade e pluralidade, vistas em uma típica expressão mineira –,“vou ali e volto” – muito usada em contextos informais. O nome surge da grande diversidade e rotatividade de pessoas que se reuniam e se revezavam nas rodas de conversa e mesas de bares na praça.

A construção coletiva e horizontal do bloco é uma premissa. E é neste norte que as ações são planejadas por meio de sugestões de repertório, seleção de figurino e aprendizagem de arranjos, reforçando a importância da participação popular. Além disso, muitos ensaios são realizados em praças da região, no intuito de socializar estes processos de alegria e diversão.

DESFILE
O primeiro desfile do Vou ali e volto foi em 2016, na praça Tejo, e contou com cerca de 800 pessoas. Foi destaque a participação de idosos, crianças e famílias de outras regiões, o que referenda a proposta.

O segundo desfile atraiu mais de 50 ritmistas na bateria, que participaram de uma média de 40 ensaios abertos, inclusive em locais de grande projeção, como o mercado distrital do bairro Cruzeiro. O desfile contou anda com estrutura de harmonia (violões e vozes), trio elétrico e shows antes, que abriram e fecharam nossas festividades.

Atualmente, contamos com cera de 40 ritmistas fixos, harmonia com violão e dois vocalistas, sempre presente nos nossos ensaios: SEMPRE ABERTOS AO PÚBLICO. Com objetivo de estruturar um carnaval maior ainda e mais plural e significativo, buscamos parceiros para a construção do CARNAVAL 2018.

Contatos: Leandro: (31) 988669841 ou Pedro (31) 99789-0360

 

One Response to Já é carnaval no Padre Eustáquio: “Vou ali e volto”