IPTU de BH para 2018. Confira aqui o que mudou

A prefeitura de Belo Horizonte reajustou o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2018 em 2,94%, abaixo dos 6,58% do percentual deste ano. A diferença ocorre porque a administração pública leva em conta o Índice de Preço ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que, na prática, serve como uma prévia da inflação.

Reajuste deste ano será menor do que de 2017. Foto: Divulgação PBH

Como a economia brasileira anda num ritmo lento, as vendas dos empresários despencaram e, consequentemente, a inflação subiu em passos pequenos. A má notícia é que a prefeitura optou por reduzir o percentual de quem quitar o imposto à vista. Em 2017 foi concedido 7%. Para 2018, 5%.
Ainda assim, especialistas recomendam o pagamento em parcela única, pois o rendimento na caderneta de poupança é inferior ao desconto. A data de vencimento é 22 de janeiro.

O proprietário que optar pelo parcelamento poderá fazê-lo em 11 vezes. Neste caso, a primeira parcela precisará ser honrada até 15 de fevereiro. A partir de 1º de janeiro, as guias poderão ser imprimidas da página da prefeitura na internet. Os documentos também serão enviados pelos Correios a partir de 4 de janeiro. (A notícia continua após a publicidade)

RECADASTRAMENTO
Cerca de 70 mil contribuintes, contudo, desembolsarão um percentual maior do que o do IPCA-E por causa polêmico recadastramento feito pelo município em 2016. Naquele ano, uma empresa fez fotos aéreas de todos os imóveis a pedido da prefeitura. (A notícia continua após a publicidade)
As imagens foram comparadas com as das plantas no acervo do cadastro municipal. Nos casos em que a diferença de tamanho entre a área construída indicada na planta e a mostrada na foto aérea foi acima de 30%, técnicos da administração foram in loco verificar a construção. Este recadastramento também levou em conta o acabamento e outros detalhes nos imóveis.
No dia anterior ao anúncio do reajuste, o prefeito Alexandre Kalil recebeu a imprensa numa coletiva. Questionado sobre qual seria o reajuste do IPTU, brincou com o assunto: “Não sei qual será (o percentual do aumento). Isso é com a (secretaria da) Fazenda. Só sou, como disseram na campanha, um devedor. Por mim, eu isentava todo mundo para não ter que pagar”.
Quem sabe um dia a vontade do prefeito se torne realidade…